Simpósio debate sobre o coronavírus em PETs e outras temáticas da medicina veterinária
Simpósio debate sobre o coronavírus em PETs e outras temáticas da medicina veterinária
Realizado pela Faculdade Arnaldo, o evento online e gratuito vai apresentar durante cinco dias importantes temas sobre o mundo animal
“Coronavírus em PETs”, “Aromaterapia no contexto da saúde animal”, “Mercado e Gestão na Ovinocultura” e “Maus-tratos e outros crimes contra animais” são alguns dos temas que serão abordados no II Simpósio Integrado de Medicina Veterinária da Faculdade Arnaldo. O evento, online e gratuito, será realizado de 16 a 20 de novembro, das 10h às 18h, e terá cinco eixos temáticos, um para cada dia de Simpósio: comportamento e bem estar animal; saúde única; gestão, manejo e produção animal; clínica e cirurgia veterinária; e inspeção e tecnologia de POA.
Durante cinco dias, os participantes vão ter acesso a conteúdos amplos e diversos com renomados profissionais da medicina veterinária. No primeiro dia, 16 de novembro, segunda-feira, serão debatidos os temas: “bem-estar e comportamento de animais selvagens: vivências de uma estudante de veterinária”, “o bem-estar dos cães no manejo da clínica veterinária”, “maus-tratos e outros crimes contra animais”, bem-estar para poedeiras comerciais” e “atualidades em medicina veterinária legal”. Já no segundo dia, 17 de novembro, a programação será com as palestras “coronavírus em PETs”, “morcegos: nossos aliados noturnos”, “inserção do médico veterinário na atenção básica”, “o leite asinino e a perspectiva de formação de uma cadeia produtiva no Brasil”, “aromaterapia no contexto da saúde animal” e “de veterinário a empreender”.
No terceiro dia de Simpósio, 18 de novembro, o público vai participar das palestras: “manejo integrado de plantas daninhas em áreas de pastagens”, “produção animal: oportunidades e desafios para os profissionais do setor”, “mercado e gestão na ovinocultura”, “gestão na clínica de pets” e “saúde de glândula mamária e qualidade do leite”. Já no penúltimo dia, 19 de novembro, serão retratados os temas: “emergências ortopédicas em equinos”, “cuidados paliativos na medicina veterinária”, “monitoramento da SIRS/Sepse em equinos”, “abordagem do paciente oncológico com tumor de mama”, “alimentação natural: mitos e verdades”, “hemiplegia laringeana em equinos”, “prescrição de controlados na manipulação – Drogavet” e “benefícios da suplementação de cães e gatos – Organact”.
Já no último dia, 20 de novembro, o Simpósio será encerrado com as palestras: “caravana do conhecimento: divulgando e valorizando o leite de cabra e ovelha”, “importância do veterinário na qualidade dos alimentos”, “controle de pragas em estabelecimentos que processam e comercializam POA” e “programa de certificação da carne angus”.
Para participar do II Simpósio Integrado de Medicina Veterinária da Faculdade Arnaldo, é necessário fazer a inscrição gratuita em https://www.faculdadearnaldo.com.br/eventos/ii-simposio-medicina-veterinaria. O horário de cada palestra também está disponível no site do evento. O Simpósio é uma realização da Faculdade Arnaldo com o curso de veterinária e o Hospital Veterinário Faculdade Arnaldo.
O Hospital Veterinário
Localizado no bairro Pilar, em Belo Horizonte, o Hospital Veterinário Faculdade Arnaldo é referência para as clínicas e pet shops de BH e região metropolitana. O hospital realiza atendimentos clínicos e cirúrgicos de animais de pequeno e grandes portes, e também animais silvestres. Laboratórios, áreas de internação e isolamento, consultas, ultrassom, raio X, vacinação e exames complementares em geral compõem a estrutura do espaço. Clínica geral, ortopedia, dermatologia, oftalmologia, neurologia, oncologia, cardiologia e anestesiologia são algumas das especialidades do Hospital.
Outro ponto forte da instituição é o lado social. O Hospital conta com diversas parcerias, além de ser um ponto de referência para a recuperação de animais que sofrem maus tratos. A clínica tem parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte para tratar todos os cavalos que são resgatados e atende animais de moradores que estão em situação de rua, em apoio ao Movimento Moradores de Rua e Seus Cães. Recentemente, o Hospital criou uma sala para investigar maus tratos em animais em parceria com a Polícia Civil. O Hospital Veterinário Faculdade Arnaldo funciona 24h, mas o atendimento ao público é em horário comercial.