Menu

Clinica Veterinária

Início Clínica veterinária Sexta-feira 13: Petlove alerta para cuidado com gatos pretos e outros animais na data
Clínica veterinária

Sexta-feira 13: Petlove alerta para cuidado com gatos pretos e outros animais na data

Sexta-feira 13: Petlove alerta para cuidado com gatos pretos e outros animais na data

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

13 de ago de 2021


Maus-tratos aos animais é crime e pode dar pena de 3 meses a 1 ano

 

Muito supersticiosa para alguns, a sexta-feira 13 é conhecida como um dia de azar, pois na numerologia, o 13 é considerado um número de má sorte. Contudo, a data aqui no Brasil também é conhecida pela relação de cuidado com cães e gatos, já que por conta de superstições sem fundamento, esse dia não é muito bom para os bichinhos – principalmente gatos – que têm os pelos todos pretos.

A médica veterinária e Coordenadora de Conteúdo da Petlove, Jade Petronilho, conta que os gatos pretos são vistos com muito preconceito desde a Idade Média. No período, acreditava-se que os felinos eram bruxas transformadas em animais.

Na atualidade, entidades de defesa de animais e protetores da causa evitam realizar algum tipo de doação nesta época, pois existe o risco de alguém procurar a adoção de um pet com objetivo de sacrificá-lo em rituais.

Quero adotar um gato preto, e agora?

Caso queira adotar, é recomendado esperar essa época passar, pois, de fato, muitas ONGs não fazem doação de gatos no período. Muitas ONGs contam com animaizinhos que passaram por situações de maus-tratos e precisam ser acolhidos. “Assim como todo animal, é importante que pets que sofreram com alguma violência, possam se sentir amados e respeitados e tenham uma vida com alimentos de qualidade, carinho, conforto e afeto. Muitas vezes, leva tempo para que esses pets consigam confiar novamente nos humanos e isso pode gerar muito estresse a esses animais”, compartilha Jade Petronilho.

Aproveite para divulgar causas em prol da saúde e bem estar pets nesse período, pois ainda há muito preconceito e pouca informação sobre esse mito.

Lugar de gato é dentro de casa!

Ainda que tenham fama de gostar de passear, gatos domésticos não devem sair de casa, pois, além da segurança deles contra maus-tratos, também evita que sofram acidentes ou sejam acometidos por algum tipo de doença, inclusive zoonoses, ao entrarem em contato com outros pets ou irem a locais insalubres. “Independentemente da data, evite permitir que seu gato tenha vida livre, ou seja, jamais permita que tenha acesso à rua. Se você cuida de um pet perto da sua casa e/ ou alimenta gatos na sua vizinhança, se possível os abrigue em sua casa em dias como o de hoje. Pets pretos, especialmente gatos, são os que mais sofrem com maus-tratos e é nossa obrigação protegê-los”, indica Jade.

Viu maus-tratos? Denuncie!

“Maus-tratos aos animais é crime com a possibilidade de detenção, além de multa”, compartilha a especialista da Petlove. O artigo 32 da Lei Federal 9605/98 (Lei dos Crimes Ambientais) prevê pena de 3 meses a 1 ano de detenção para quem praticar atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. Por isso, caso presencie um pet em perigo, denuncie: Ibama (0800 61 80 80), D