2025 será um ano de comemorações, mas os preparativos começam agora!

Menu

Clinica Veterinária

Início Clínica veterinária Royal Canin lança podcast só para gateiros
Clínica veterinária

Royal Canin lança podcast só para gateiros

Royal Canin lança podcast só para gateiros

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

13 de ago de 2020


Mais de 50% dos tutores de gatos consideram o animal como um filho ou membro da família

Em 08 de agosto é celebrado, mundialmente, o Dia do Gato. A data foi instituída em 2002 pela International Fund For Animal Welfare, com um objetivo muito importante: conscientizar tutores sobre a importância dos cuidados com os felinos, a fim de garantir sua saúde e bem-estar. E com o mesmo objetivo, a ROYAL CANIN®, marca líder em Nutrição Saúde para gatos e cães, lançou no sábado (8), no Spotify e outros streamings, o canal de podcast “Papo de Gato”, com conteúdo 100% voltado a tutores, trazendo dicas de saúde, informações sobre nutrição e comportamento da espécie, a qual cresce mais que o dobro da população de cães nos lares brasileiros, considerando dados dos últimos 6 anos, segundo o IBGE.Apresentado pela produtora de conteúdo, e tutora de 5 gatos, Ana Carolina Rocha, a primeira temporada do programa terá 18 episódios, que irão ao ar toda segunda-feira, e abordarão a jornada do tutor com seu gatinho, desde a adoção até o envelhecimento, sempre reforçando questões relacionadas à saúde do animal, como a importância de levá-lo ao Médico-Veterinário e oferecer uma nutrição adequada às suas necessidades. Os episódios contarão com a presença de um Médico-Veterinário da ROYAL CANIN®, especialistas em saúde felina e convidados especiais.

Em homenagem ao Dia do Gato, o primeiro episódio já está disponível desde 08/08, e tem como tema “Adotei/encontrei um gatinho, o que eu faço?”, com a intenção de explicar os principais cuidados para tutores de primeira viagem. A estreia contou com a participação de Susan Yamamoto, uma das fundadoras da ONG Adote um Gatinho – organização não governamental que busca lares para gatos abandonados e trabalha para conscientizar as pessoas sobre a importância da castração e guarda responsável. Clique aqui e escute!Com o compromisso de fazer um mundo melhor para os pets, oferecendo saúde por meio da nutrição, o canal de podcast “Papo de Gato” é mais uma iniciativa alinhada aos esforços da marca para conscientizar os tutores sobre a saúde e cuidados necessários com os felinos. “O lançamento do nosso podcast é um presente para os gateiros neste Dia Mundial do Gato, mas também o pontapé inicial da campanha #MeuGatoNoVet, lançada globalmente pela marca em 2019, mas que neste ano será 100% digital devido ao cenário de isolamento social”, explicou Gláucia Gigli, Diretora de Marketing da ROYAL CANIN® Brasil.

Brasileiros cada vez mais gateiros

O aumento da população de felinos nos lares brasileiros se deve muito à mudança no estilo de vida das pessoas e às próprias características do animal, que são mais independentes que os cães e de fácil adaptação a ambientes pequenos, como apartamentos. E junto com este crescimento, a percepção dos tutores em relação aos seus gatos também mudou. A pesquisa nacional da CVA Solutions, realizada em fevereiro deste ano, com mais de 2 mil tutores de gatos, mostrou que 33,2% das pessoas consideram seu felino como um filho – um crescimento de 12,8% em relação a 2014. Os resultados ainda revelaram que 22,1% consideram o gato como um membro da família. Isso significa que 55,3% dos tutores desenvolveram uma relação de muita afetividade com os bichanos, fazendo com que estes animais desempenhem um papel não só de companheiros, mas de provedores de amor e bem-estar emocional para os seres humanos.  

A pesquisa da CVA também identificou que, atualmente, 67,7% dos gatos vivem dentro das casas, representando um aumento de 5,2% se comparado a 2014. “É um crescimento tímido, mas importante, o qual queremos incentivar. O gato que vive dentro de casa fica, naturalmente, mais próximo do tutor e sua saúde é observada com mais atenção. Além, é claro, do animal ficar menos exposto aos riscos de contrair doenças, sofrer um acidente ou mesmo se perder nas ruas”, explica Gláucia. 

Já quando o assunto é gasto com o pet, a pesquisa mostrou que tutores de gatos investem, em média, R$ 297,00 por mês em cuidados com o animal, incluindo plano de saúde, Médico-Veterinário, vermífugo, vacina, antipulga, comida e areia sanitária. Na hora de comprar produtos, 37,5% relataram que escolhem pet shops de bairro e 23,1% as mega pet shops. A proximidade à loja é o principal fator pela escolha do local de compra.