2025 será um ano de comemorações, mas os preparativos começam agora!

Menu

Clinica Veterinária

Início Clínica veterinária Milton Thiago de Mello, médico-veterinário exemplo de dedicação à pesquisa e ao ensino, faleceu nesta terça-feira
CFMV

Milton Thiago de Mello, médico-veterinário exemplo de dedicação à pesquisa e ao ensino, faleceu nesta terça-feira

Embaixador da medicina veterinária brasileira no mundo deixa legado de amor à profissão e imensurável contribuição para o progresso da ciência

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

2 de out de 2024


O médico-veterinário Milton Thiago de Mello, faleceu em Brasília, na terça-feira (1 de outubro de 2024), aos 108 anos de idade.

Nascido no Rio de Janeiro, em 5 de fevereiro de 1916, dedicou mais de 80 anos de sua vida profissional à medicina veterinária e conseguiu feitos importantes para a saúde animal e humana. Desenvolveu relevantes trabalhos em ensino e pesquisa, como a produção de penicilina no Brasil.

Dr. Milton Thiago graduou-se em medicina veterinária, em 1937, pela Escola de Veterinária do Exército, no Rio de Janeiro, e iniciou a sua vida de pesquisador na mesma instituição. Ele foi pioneiro no estudo de doenças que afetam animais e seres humanos, em uma época que o conceito de zoonose ainda não estava difundido. Na área de microbiologia, contribuiu sobre o conhecimento da brucelose, peste bubônica entre outras.

No Exército Brasileiro (EB), lecionou no Colégio Militar do Rio de Janeiro e trabalhou no Instituto Militar de Biologia, no qual participou da equipe responsável pela produção do soro antitetânico utilizado pelos combatentes brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial. Após longa trajetória dedicada à Instituição, foi reformado em 1969 como coronel. Mesmo após seu afastamento da ativa, não parou de trabalhar, realizando pesquisas e consultorias a nível nacional e internacional.

­

­

Participou, também, de entidades de classe, tendo sido presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária (Abramvet); vice-presidente da Sociedade Latino-Americana de Bem-Estar Animal; membro honorário da Associação Mundial de Veterinária; do World Veterinary Association Committee for Animal Welfare and Ethology; e do International Councilof Laboratory Animal Science (ICLAS).

Em sua passagem pela presidência da Abramvet, Thiago de Mello publicou vários trabalhos na revista Animal Business-Brasil. Nesse período, ele também estabeleceu um sólido vínculo com a Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), no Rio de Janeiro, inclusive colaborando no livro, Brasil: Potência Alimentar.

Em colaboração com o presidente da SNA, Antonio Mello Alvarenga Neto, apresentou o livro Alimento para um mundo faminto, no 32º Congresso Mundial de Veterinária, realizado em Istambul-Turquia (2015).

­

­

 

No site do CFM é possível conhecer mais detalhes da importante tragetória de sua vida.

https://www.cfmv.gov.br/aos-108-anos-morre-milton-thiago-de-mello-medico-veterinario-que-deu-exemplo-de-dedicacao-a-pesquisa-e-ao-ensino/destaque/2024/10/02/