Escovar os dentes dos animais é prevenção
Escovar os dentes dos animais é prevenção
Dia Mundial da Saúde Oral reforça a importância dos cuidados com a saúde bucal dos animais domésticos
No Dia Mundial da Saúde Oral (20/03), o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) alerta para a importância dos cuidados com a saúde bucal dos animais domésticos. O simples hábito de escovar os dentes ajuda a evitar sérias infecções que podem, inclusive, comprometer a vida dos animais.
A escovação diária dos dentes, aliada a consultas periódicas ao médico-veterinário, é uma medida preventiva importante para a saúde do animal, como explica o médico-veterinário Leonel Rocha, conselheiro do CRMV-SP. “Quando a gente fala que a saúde começa pela boca, a saúde literalmente começa pela boca!”
A periodontite é a doença mais frequente em pequenos animais e acomete de 70% a 80% dos cães. “Cães pequenos têm dentes e raízes grandes. Muita raiz e pouco osso os deixam mais vulneráveis a doenças periodontais”, observa Leonel.
A detecção e o tratamento precoces são essenciais, porque a doença periodontal avançada pode causar graves problemas, além de provocar dor. “Outros problemas de saúde podem ser encontrados em associação com a periodontite, como alterações renais, hepáticas e musculares do coração”, alerta o presidente da Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais do CRMV-SP, Marcio Thomazo Mota.
Periodontite é vilã da saúde e bem-estar dos animais
Provocada pela presença de placas bacterianas, a doença periodontal se caracteriza pela alteração na estrutura da gengiva e dos tecidos de sustentação dos dentes, mostrando-se uma vilã na manutenção da saúde geral dos animais de estimação.
Mota explica que a doença começa com a placa que se torna tártaro. “A placa bacteriana e o tártaro abaixo da linha gengival são prejudiciais e estabelecem o cenário para infecções e danos à mandíbula e aos tecidos que conectam o dente ao osso maxilar”.
Atenção aos sintomas
No que se refere aos sintomas, Leonel Rocha afirma que o mau hálito nos animais não deve ser considerado algo normal, mas um sinal de que existe algum problema. “A gengivite – aquela linha vermelha acima dos dentes, a retração da gengiva e secreção na boca do animal também demonstram que pode haver algo errado.”
Além desses sintomas, o médico-veterinário Marcio Thomazo Mota orienta que os tutores verifiquem os seguintes sinais:
-
dentes quebrados ou soltos;
-
dentes extras ou dentes de leite retidos;
-
dentes descoloridos ou cobertos de tártaro;
-
mastigação anormal ou comida caindo da boca;
-
excesso de baba;
-
apetite reduzido ou recusa em comer;<
Leia também