Demografia da medicina veterinária do Brasil 2022
Livro sobre o perfil sociodemográfico, formação e atuação profissional dos médicos-veterinários
Nesta terça-feira, 11 de abril, está sendo lançada na PUC-PR, a obra Demografia da medicina veterinária do Brasil 2022, de autoria de Felipe Wouk, Camila Martins, Rafael Mondadori, Marcelo Pacheco, Thiago Pinto, Maria Beatriz da Silveira e Fernando Ferreira.
A obra apresenta um estudo realizado no Brasil em 2022, sobre o perfil sociodemográfico, formação e atuação profissional, além de interesses e satisfação com o trabalho de médicos-veterinários atuantes no país. Com esse objetivo, mobilizou-se um grupo com expertise em estudos demográficos, educação e exercício profissional da medicina veterinária.
A pesquisa foi realizada mediante a aplicação de questionários e os dados obtidos foram analisados e discutidos. A educação, a empregabilidade, a satisfação profissional e as expectativas do médico-veterinário foram analisadas detalhadamente. Assim, produziu-se um importante conjunto de informações sobre a realidade da profissão médico-veterinária no Brasil, o que favorece a elaboração de estratégias para o futuro.
A obra se inicia com uma apresentação dos procedimentos éticos relativos à pesquisa e um detalhamento da metodologia empregada. Ela traz o estudo da demografia médico-veterinária brasileira, que foi dividido em quatro eixos: perfil sociodemográfico, formação profissional, atuação profissional, e interesses e satisfação com a profissão. A análise estatística das respostas obtidas a partir do questionário levou à construção de diferentes formas gráficas para apresentação dos dados, de modo a permitir uma fácil compreensão da realidade.
No ano de 2022 contabilizaram-se 208.091 médicos-veterinários registrados no CFMV, sendo 166.119 atuantes para 214 milhões de brasileiros, em uma relação aproximada de 77,4 médicos-veterinários para 100.000 habitantes. A média dos 39 países pertencentes à Federação Europeia de Veterinária é de 38 veterinários por 100.000 habitantes. Essa variação nas proporções merece uma análise e reflexão profunda dos profissionais brasileiros.
Os patrocinadores Vetnil, Labyes e Organac e os apoiadores AAC&T Consultoria em Pesquisa, CRMV-PR, Revista Clínica Veterinária, ANMV e ABHV ajudaram nessa realização e permitiram que a obra seja entregue a toda a comunidade médico-veterinária, aos formadores de opinião e àqueles que influenciam, por suas decisões e ações, o destino da profissão médico-veterinária.
A obra estará disponível para download gratuito a partir de 11/4/23 pelo link: https://www.revistaclinicaveterinaria.com.br/produto/wouk-demografia/
Sobre os autores
Antônio Felipe Paulino de Figueiredo Wouk é médico-veterinário, mestre em cirurgia, doutor em biologia e fisiologia animal, especialista e pós-doutor em oftalmologia, prof. titular aposentado da UFPR e membro “ad hoc” da Comissão de Educação/CRMV-PR.
Camila Marinelli Martins é médica-veterinária, especialista em ciência de dados, doutora e pós-doutora em epidemiologia, e diretora de pesquisa na AAC&T Consultoria.
Rafael Gianella Mondadori é médico-veterinário, mestre e doutor em reprodução animal, prof. associado em medicina veterinária na UFPel, presidente do Copevet e membro do CIVME-AAVMC.
Marcelo Hauaji de Sá Pacheco é médico-veterinário, mestre e doutor em higiene veterinária e processamento e tecnologia de produtos de origem animal, especialista em gestão de empresas e sócio-diretor administrativo da L’aqua.
Thiago Garcia Molina Pinto é engenheiro mecânico, especialista em ciência de dados, pós-graduado em gestão de operações, diretor financeiro e administrativo na AAC&T Consultoria.
Maria Beatriz Galdino da Silveira é estatística responsável técnica pela AAC&T Consultoria (CONRE4 8603).
Fernando Ferreira é médico-veterinário, mestre e doutor em saúde pública, professor titular do laboratório de epidemiologia e bioestatistica da FMVZ-USP.