2025 será um ano de comemorações, mas os preparativos começam agora!

Menu

Clinica Veterinária

Início Clínica veterinária CRMV-PR treina mais de 1,9 mil médicos-veterinários, acadêmicos e profissionais da saúde para combater a esporotricose
Clínica veterinária

CRMV-PR treina mais de 1,9 mil médicos-veterinários, acadêmicos e profissionais da saúde para combater a esporotricose

Conscientização e orientação aos envolvidos

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

29 de jul de 2023


O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR) concluiu no dia 20 de julho, em Curitiba, o Circuito de Treinamento para o Enfrentamento da Esporotricose nos Estabelecimentos Médico-Veterinários do Paraná.

Nos dias 18 e 19, os municípios de São José dos Pinhais e Campo Largo receberam o treinamento, que, desde janeiro, alcançou 1.961 participantes de 15 municípios do estado. 

O objetivo da iniciativa foi conscientizar e orientar os médicos-veterinários acerca do seu papel no enfrentamento da esporotricose e teve também a participação de acadêmicos e outros profissionais da saúde. O encerramento ocorreu na capital paranaense, de onde foi realizada a transmissão ao vivo para todo o Brasil.

A capacitação contou com o apoio das prefeituras, da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (Sesa-PR) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e abordou informações sobre a situação da esporotricose em cada município, a responsabilidade judicial e administrativa do médico-veterinário, a notificação obrigatória no Paraná, sobre os aspectos clínicos, a epidemiologia, o diagnóstico e o tratamento da enfermidade. Além disso, os participantes tiveram acesso ao estudo de caso do serviço de saúde única no enfrentamento da esporotricose animal no Rio de Janeiro.­

­

Marco histórico 

“O circuito de enfrentamento da esporotricose é o resultado dos esforços integrados e constantes para fortalecer os princípios da saúde única no estado, durante os seis últimos anos, pois a doença transpassa questões das saúdes ambiental, animal e humana. Ele é fruto da união das esferas federal, estadual e municipal, com contribuições como a da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC), que demonstrou essa preocupação em sensibilizar, informar e fortalecer os clínicos de pequenos animais, bem como outros profissionais da saúde que atuam nesse processo. Sem dúvida, é um marco que deixamos para o Paraná”, destacou o médico-veterinário Leonardo Nápoli, secretário-geral do CRMV-PR.

­­

­