4 dicas para criar uma vaquinha de sucesso para causas animais
4 dicas para criar uma vaquinha de sucesso para causas animais
A fim de auxiliar os melhores amigos do homem a terem uma vida mais feliz, especialista do Vakinha mostra como as campanhas online podem atingir o público
Todo mundo que possui um animal de estimação em casa sabe o amor e o carinho que nascem desta relação, nutrindo o sentimento de ser mais um membro da família. Contudo, ainda que mais de 140 milhões de lares brasileiros contem com a presença de um “filho animal” – de acordo com estimativas do IBGE -, muitas vezes, eles acabam sendo abandonados por seus tutores pela falta de recursos para continuar promovendo alimentos a eles. Segundo a OMS, mais de 30 milhões de animais perderam suas casas no Brasil, em especial por conta da pandemia de Covid-19, os custos elevados e, até mesmo, a falta de informação. Por sorte, existem coletivos que dedicam suas vidas a tornar melhor a vida destes animais e a buscar um novo lar para eles, contando com as campanhas de arrecadação online no Vakinha, site de vaquinhas online, uma ajuda necessária para dar andamento no projeto. Visando ajudar os criadores de campanhas a trazerem mais visibilidade para os seus projetos e a impulsionar a solidariedade, Flávio Steffens, diretor de relacionament da plataforma, elencou algumas dicas para que as vaquinhas possam arrecadar mais.
Crie uma campanha clara e com riqueza de informações: é natural que, ao subir uma campanha, o texto seja redigido com base na perspectiva do criador da vaquinha. Contudo, a comunicação muitas vezes pode ser ineficaz, uma vez que os potenciais doadores não têm a clareza sobre o que se trata. Por isso, ao desenvolver a vaquinha, é importante ter quatro perguntas – e suas respostas – em mente: “Qual a relevância das contribuições?”; “Qual o propósito da campanha?”; “Para onde os recursos serão destinados?” e “O que o doador ganha ao se comprometer com a causa?”. Assim, o senso de empatia e seriedade é transmitido no ato e aqueles que se depararem com sua vaquinha se sentirão mais seguros em realizar uma doação.
Saiba contar sua história: o ser humano é apaixonado por um bom enredo e busca, constantemente, fontes de identificação com a história e as causas animais sempre possuem um forte apelo emocional. Por isso, é importante que a história contada seja retratada de forma criativa e chamativa. Contudo, isso não significa que deva mentir ou aumentar para ganhar “pontos” com o público, mas sim abordar o tema de forma empática, sincera e chamativa. Para isso, é interessante apostar em slogans, imagens e até mesmo hashtags para engajar cada vez mais.
Aposte em diferentes canais de comunicação: uma vez que a campanha está ativa no site, é hora Leia também
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