Vacinação em cães: a importância da Vacina Déctupla (V10) para a saúde do pet

Necessária desde os primeiros meses de vida, a vacina ajuda a prevenir várias doenças infecciosas comuns nos cães. A Agener União – empresa referência no mercado pet brasileiro – lança sua primeira vacina.        Créditos imagem: Divulgação

Os animais de companhia, assim como nós, devem receber cuidados especiais com a saúde. A vacinação dos animais domésticos é uma importante forma de prevenção contra as doenças infecciosas dos pets, que podem ser causadas por vírus, bactérias, entre outros microrganismos. Além disso, garante também a saúde da família, uma vez que evita algumas zoonoses, enfermidades que podem ser transmitidas dos animais para os tutores.

A médica veterinária Maria Alessandra Martins Del Barrio, professora da PUC-MG, aponta as vacinas contra a raiva e polivalente – conhecida como V10 – como as mais importantes. Ela explica que, nos cães, a polivalente previne doenças como cinomose, parvovirose, leptospirose, parainfluenza, coronavirose, adenovirose e hepatite infecciosa canina. Ambas as vacinas devem ser reforçadas anualmente.

A médica veterinária explica também que os cães podem iniciar a imunização polivalente entre 45 e 60 dias de vida, sendo necessário pelo menos duas doses de reforço com intervalos de 21 a 28 dias. Já a vacina antirrábica é permitida a partir do terceiro mês de vida. E, reforça “manter a vacinação em dia é o meio mais eficiente para prevenir as doenças infecciosas que podem interferir na qualidade de vida dos cães”.

“A Agener União tem o grande compromisso de levar ao tutor o que há de mais seguro e inovador no mercado. Estamos lançando, em parceria com a Tecnovax, a nossa primeira vacina para cães: Viratec® 10 CVL. É uma vacina inovadora por não possuir adjuvante, o que minimiza reações anafiláticas e dor no local da aplicação, garantindo segurança” ressalta Marco Dalalio, diretor da unidade de negócios de saúde animal da União Química.

Viratec® 10 CVL protege os cães contra as seguintes doenças:

• Cinomose: doença viral com alta incidência no Brasil, fácil transmissão entre os cães podendo deixar graves sequelas neurológicas ou até levar à morte, na maioria dos casos. Acomete filhotes, adultos e cães idosos.

• Parvovirose – doença viral que causa vômito e diarreia grave com perda de sangue, principalmente em filhotes. A transmissão entre os cães ocorre facilmente e apresenta mortalidade superior a 50%.

• Coronavirose: provoca principalmente diarreia e vômito.

• Doenças respiratórias causadas pelo Adenovirus tipo 2 e Parainfluenza.

• Hepatite infecciosa canina – causa vômito, diarreia e leva à hepatite aguda.

• Leptospirose – provoca alterações graves nos rins e fígado. Para esta enfermidade, cães que residem em casas, com acesso à rua e/ou áreas rurais (sítios, hotel fazenda, etc.) estão mais suscetíveis à doença. É extremamente importante sua prevenção devido a possibilidade de transmissão da doença para o homem, através da urina de um cão infectado (zoonose). A vacinação deve ser feita exclusivamente pelo médico veterinário, que irá fazer uma consulta com exame clínico completo. O animal deve se apresentar sadio, sem febre e vermifugado para poder ser vacinado. Adicionalmente, é importante saber que a resposta protetora adequada à vacinação está diretamente ligada à competência imunológica de cada animal.

Sobre Viratec® 10 CVL

Viratec® 10 CVL é uma vacina importada que protege contra as principais doenças infecciosas de cães: cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa canina, doença respiratória causada pelo adenovírus tipo 2, parainfluenza, coronavirose e leptospirose canina. É uma vacina segura, eficaz e não possui adjuvantes, o que minimiza reações anafiláticas e dor no local da aplicação. O esquema de vacinação deve ser adaptado a critério do médico veterinário, de acordo com cada animal, estilo de vida e região em que vivem.

União Química - Farmacêutica Nacional SA

One thought on “Vacinação em cães: a importância da Vacina Déctupla (V10) para a saúde do pet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *