A responsabilidade da comunicação empresarial em tempos de pandemia

Desde o início da pandemia de Covid-19, as empresas vêm se empenhando em manter seus colaboradores a salvo e produtivos ao mesmo tempo que avaliam o posicionamento diante dos consumidores e a manutenção dos negócios (na medida do possível), amenizando as possíveis perdas. Em um momento social tão delicado, compartilhado por todas as pessoas do planeta, vender os seus produtos a qualquer custo fica em um plano secundário, pois a solidariedade e a união têm prevalecido nesses tempos difíceis. 
 
Algumas pesquisas indicam que os consumidores acreditam que as marcas podem ser uma grande força de mudança e que ajudem a resolver questões sociais. Dessa forma, além da relação de consumo, cria-se uma conexão emocional, fazendo com que as empresas se tornem mais humanas e próximas das pessoas.  
 
Por isso, além de produtos, as marcas devem sempre ter algo mais a oferecer, gerando valor por meio de conveniência, conforto, estilo de vida, segurança, entre outras coisas, dependendo de sua área. Como a Boehringer Ingelheim é uma empresa que comercializa soluções terapêuticas e biológicas para a saúde humana e animal, podemos considerar que, além de produtos, fornece também proteção e segurança para a vida das pessoas e animais. E é por esse caminho que a comunicação área de Pets da empresa tem trilhado momento de pandemia.  
 
Iniciamos em nossas redes sociais, uma série de vídeos educativos com médicos-veterinários e especialistas em comportamento animal com temas relevantes para o momento, com dicas de quais cuidados tomar ao passear com os pets na rua para evitar contaminação, como dar banho em casa, já que o fluxo em pet shops teve que ser reduzido, explicações sobre as diferenças de coronavírus que afetam humanos e animais, entre outros temas. Em tempos de fake news, priorizamos a disseminação de informações corretas ao alcance de todos.  
 
Outra ação importante que lançamos recentemente foi a campanha “Leve sua solidariedade para passear”, que incentiva que as pessoas se ofereçam para passear com os cães de vizinhos que estão cumprindo o distanciamento social e fazem parte do grupo de risco da Covid-19. Graças às redes sociais e ao apoio de veículos de mídia, a campanha solidária vem dando bons resultados. É o poder da comunicação entre marcas e pessoas levando uma mensagem positiva, de união e solidariedade em tempos onde todos passarão por algum tipo de provação, seja ela financeira, física, mental ou material.  
 
Apesar das dificuldades do momento, enxergamos que há oportunidades para as empresas repensarem que tipo de mensagem elas querem passar considerando não apenas os seus clientes diretos, mas, sim, a sociedade. Devemos, como empresa, refletir como podemos contribuir para um mundo melhor dentro do contexto em que atuamos.

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