Protocolo Kdog quer facilitar a detecção de câncer de mama no Brasil

Projeto, que conta com parceria da Vetnil, promove pesquisas cientificas no uso de cães para diagnósticos

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O câncer de mama é um dos tipos de enfermidade com maior incidência no Brasil e já representa quase 30% do total dos casos de câncer registrados entre mulheres. Diante desse cenário, a Vetnil, parceria de quem cuida, apoia projetos como o Kdog (Cancer Detect Group) Brasil, que promove pesquisas cientificas e treinamentos para detecção precoce do câncer de mama, por meio do olfato de cães – cerca de 1 mil vezes mais apurado que dos humanos – devidamente treinados para este propósito. Idealizado pelo Institut Curie, um grande centro de pesquisa e tratamento do câncer da França, a iniciativa já está em funcionamento no país europeu e está em fase de implementação no Brasil.
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O protocolo Kdog nasceu de uma parceria entre as pesquisas de uma ex-enfermeira sobre o cheiro de tumores cancerosos e o trabalho de um adestrador de cães especializados em achar explosivos. Em um teste, utilizando este método, com dois cães da raça pastor-belga devidamente treinados, realizado com 130 pacientes voluntárias, a taxa de acerto foi de 100%, o que deixou os especialistas da Academia de Medicina da França bastante impressionados. Na França, os cães são treinados por uma equipe multidisciplinar do Institut Curie.
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O ideia de trazer o projeto para o país surgir após uma comitiva brasileira passar, em 2018, 12 dias conhecendo os estudos feitos pelo Institut Curie, na França. O trabalho foi visto de perto pelo cinotécnico Leandro Lopes, responsável pelo canil da Guarda Civil em Petrópolis; pela oncologista Carla Ismael, membro do CTO (Centro de Tratamento Oncológico) em Petrópolis e presidente da SFBO; pelo oncologista Christian Domenge, vice-presidente da SFBO) e por Roberta Lopes, que se tornou coordenadora administrativa da versão nacional do projeto.
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Após retornar ao Brasil, a equipe viabilizou um espaço junto a prefeitura de Petrópolis, que posteriormente seria transformado na sede do projeto e local de treinamento para os cães. O primeiro recruta foi um pastor holandês Black, que hoje em dia conta com a companhia do cão Onix. Ambos possuem uma vida normal fora do trabalho, cheia de cuidado e brincadeiras.
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Segundo Leandro Lopes, coordenador do Kdog Brasil, o objetivo do projeto é sugerir a mamografia – exame indicado a ser realizado por mulheres a partir dos 40 anos – àquelas que possuem suspeita de câncer, antes mesmo da formação da massa tumoral. “A detecção precoce do tumor da doença pode diminuir a agressividade do tratamento e do custo. Por isso acreditamos que o Kdog é uma aposta muito benéfica para a medicina. Sem contato com a pessoa, os cães conseguem identificar a presença de tumores malignos de forma extremamente confiável, barata e não invasiva”, explica Leandro. Isso porque o processo demanda apenas que a paciente utilize compressas nos seios durante uma noite. Após, o material é levado para o laboratório onde os cães farejam o suor deixado no tecido.
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No momento os cães brasileiros estão na fase de aprendizagem dos odores presentes em diferentes tipos de câncer. Após a conclusão desta etapa e da validação por parte de cientistas brasileiros e europeus, o projeto Kdog será implementado em unidades do SUS de Petrópolis, onde serão iniciados os testes em voluntárias.
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Para Cristiano de Sá, diretor de marketing e novos negócios da Vetnil, é uma honra patrocinar um projeto tão importante como o Kdog, que deve, a longo prazo, beneficiar milhares de pessoas em todo o mundo. “Nosso objetivo é facilitar o acesso do protocolo Kdog às mulheres no Brasil, além de disseminar a informação em prol da prevenção e cura do câncer de mama”, complementa.
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Confira também o vídeo preparado pela Vetnil sobre o projeto: www.youtube.com/watch?v=s8kvrP8KylA
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Sobre a Vetnil
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Fundada há 26 anos pelo médico veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, a Vetnil, empresa 100% nacional, atua em pesquisas e no desenvolvimento de produtos para a saúde e performance de pets e de equinos, estando entre as líderes de mercado nestes segmentos no Brasil. A companhia também exporta as suas soluções para diversos países e tem acumulado premiações importantes, como “100 Melhores empresas para se trabalhar no Brasil” (Revista Época, 2006), “30 Melhores empresas para a mulher trabalhar” (Revista Época, 2006), “As 200 Pequenas e Médias Empresas Que Mais Crescem No Brasil” (Revista Exame, 2015), “Melhores do Agronegócio – As 10 melhores do Setor Saúde Animal” (Anuário do Agronegócio 2015, Revista Globo Rural), além de ter sido vencedora na categoria ‘Produtos Veterinários’ do Anuário do Agronegócio da Revista Globo Rural de 2016 e na categoria ‘Saúde Animal’ do Anuário do Agronegócio da Revista Globo Rural 2018.
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