Pesquisa apresenta panorama nacional de doenças causadas por carrapatos e pulgas em cães e gatos no Brasil

Clínica Veterinária, Ano XVII, n. 100, setembro/outubro, 2012

Com o intuito de traçar um panorama das doenças causadas por carrapatos em cães e gatos a partir do testemunho dos veterinários, a Merial, empresa de saúde animal do grupo Sanofi, foi a campo e ouviu 1115 médicos veterinários, em 11 regiões metropolitanas. Este estudo foi realizado durante o mês de janeiro deste ano pelo instituto de pesquisa Diferencial Pesquisa de Mercado, em parceria com a Merial.

As cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Manaus (AM) serviram de base para a realização dessa pesquisa inédita, que busca oferecer um novo e rico conteúdo de in forma ções sobre a real situação das infestações por pulgas e carrapatos nas populações de cães e gatos que frequentam clínicas veterinárias e petshops. Segundo Alexandre Antoniazzi, diretor de negócios de animais de companhia da Merial, a população de cães estabilizou-se em torno de 29 milhões,número complementado por 9,8 milhões de gatos, que vem crescendo.

“A melhora do poder aquisitivo, com aumento da renda média das famílias, está impactando de forma positiva o mercado de produtos e serviços para animais de estimação. Nos últimos anos, o faturamento do setor apresentou taxa de crescimento de 14%, atingindo 18% em 2011”, destaca.

A média de consultas apurada pela pesquisa, por estabelecimento, foi de 36 pacientes por semana, sendo 80% de cães e 20% de gatos. Desses, 38% estavam infectados por carrapatos e outros 38%, por pulgas.

Na distribuição regional, por capital analisada, as cidades da região Sul foram aquelas onde as infestações por pulgas se apresentaram de maneira mais aguda, com percentuais próximos à metade dos animais examinados. As regiões metropolitanas do Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG) também aparecem com percentuais acima de 40% de infestação dos animais por pulgas. A situação se inverte à medida que a pesquisa analisa os estados do Norte e Nordeste, onde as infestações por carrapatos se destacam. As cidades de Recife (PE) e Fortaleza (CE) são as campeãs de infestação por carrapatos, com níveis de presença do parasita de 65% na média dos animais examinados.

As cidades de Brasília (DF), Manaus (AM) e Salvador (BA) também apresentaram níveis dessa infestação próximos ou acima de 50%. Os fatores principais de contaminação por pulgas e carrapatos estão relacionados ao ambiente. Os donos de animais que têm por hábito sair com seus animais para passear na rua, frequentar parques e praças públicas, ou mesmo aqueles que viajam para chácaras, sítios, fazendas e levam seus animais de estimação, são os que mais precisam estar atentos, na opinião dos veterinários.

Dos cães e gatos que saem com frequência do ambiente em que residem, 51% apresentaram contaminação por pulgas e 62%, por carrapatos. O produto mais indicado pelos veterinários para o tratamento das infestações por pulga e carrapatos em cães e gatos é Frotline®, da Merial, produto considerado ‘blockbuster’ presente em 75% dos receituários na média nacional, líder absoluto em sua categoria. Na pesquisa, 76% dos entrevistados indicaram o produto como idealpara  controle de pulgas em cães e gatos e 74% nas infestações por carrapatos.
A infestação por carrapatos foi apontada por 95% dos veterinários como aquela de maior gravidade e importância. Quanto à transmissão de doenças por carrapatos, em especial erliquisose e babesiose, 91% dos entrevistados confirmam que é bastante comum atenderem animais já infectados. Ambas têm o carrapato como agente transmissor.
Uma nova era no tratamento de infestações e na prevenção de doenças causadas por carrapatos já começou com o lançamento de Certifect®, da Merial. Único a matar carrapatos a partir de duas horas após aplicação, Certifect® age antes do tempo necessário ao parasita para transmitir doenças ao animal. Indicado para uso exclusivo em cães, o novo produto está sendo comercializado desde março em clínicas veterinárias e petshops, em embalagens com pipeta exclusiva para diferentes pesos: P (até 10kg), M (de 10 a 20kg), G (de 20 a 40kg) e GG (acima de 40kg).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *