Guarda Responsável, Manejo Populacional de Cães e Gatos e Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (MPCG-UMEES)

O projeto de extensão Manejo Populacional de Cães e Gatos e Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (MPCG-UMEES) surgiu em 2010 com o objetivo de realizar o controle populacional ético de cães e gatos em Curitiba e região metropolitana.

A prevenção ao abandono de cães e gatos exige múltiplas abordagens e que fazem parte do manejo populacional de cães e gatos: entendimento da dinâmica populacional desses animais e da cultura de guarda-responsável na região; conscientização sobre guarda-responsável e respeito aos animais; Legislações pertinentes à guarda-responsável e fiscalização de maus-tratos; controle reprodutivo, registro e identificação de animais, controle do comércio, casas de passagem (para recuperação e ressocialização dos animais) e participação social, além de ações específicas referentes aos acumuladores e cães comunitários.

Objetiva-se que a comunidade alvo das ações assuma maiores responsabilidades quanto aos cuidados dispensados a seus animais, e esteja ciente de que, quando castrados, os animais podem ter aumento da expectativa de vida e melhor qualidade de vida. Graduandos e residentes da medicina veterinária do coletivo, anestesiologia e cirurgia trabalham identificando desafios e planejando ações de melhoria do cotidiano das comunidades.

Com a suspensão das atividades acadêmicas devido à Pandemia do Covid-19 houve a necessidade de criar uma nova frente de atividades, assim surgiu o projeto UMEES no Enfrentamento à Pandemia, coordenado pela professora Rita de Cássia Maria Garcia, pelo residente da Medicina Veterinária do Coletivo MV Aaronson Ramatha Freitas, pelas discentes: Amanda Vieira e Juliana Silva Morais de Paula, do 9º período do Curso de Medicina Veterinária da UFPR-Curitiba. O Projeto tem ainda como vice-coordenadores o prof. dr. Antônio Waldir Silva da Cunha e a prof. dra Roberta Carareto. Em sua execução, conta com a ajuda dos discentes Franz Riegler Mello, Giovana Anchieta Silveira, Gabriela Castorino Luiz, Laura Silva Morais de Paula, Beatriz Gabriely Jungton, Lívia Vitória Santos da Silva, Vanessa Knopp, Luana Gabriele Weber, Amandio Steffen Neto, Camila Nascimento, Eduarda Chiletto, Leonardo Eifler dos Santos, Thyemi Caroline Tschannerl Cheng, Valdir Vieira da Silva, Nathália Silva Sousa, Larissa de Lara Viero, Evelyn Moreira Conrado, Ludmilla Câmara Castro, Marília Mainardes Breda, Danielle Daikawa dos Santos, Eduardo Andreassa, Andressa Lopes Grego, Matheus Santos Santana, Tatiana Regina de Oliveira, Juliana Mendes Vieira, Júlia de Noronha, Rayssa Marques da Silva, Letícia Fernandes de Carvalho, Bianca Afara Gularte, Bruna Lays Naumowicz de Souza e Magda Elisabete Cristo Silva.

O projeto tem como principal objetivo levar informação de qualidade e de forma simplificada para a comunidade, com temas relacionados à pandemia do Covid-19, diferenças entre os coronavírus de diversas espécies, maus-tratos aos animais, teoria do elo (elo existente entre a violência interpessoal e os maus-tratos aos animais), abandono, adoção e guarda responsável.

Esse projeto também está desenvolvendo um curso EaD sobre Educação Humanitária e em Valores para 300 educadores da rede pública do município de Campo Magro, com o intuito de despertar novos olhares para a comunidade, por meio do respeito consigo mesmo, com os animais, com as pessoas, cidade, país e outras culturas, além de temas como a importância da Guarda Responsável dos Animais, identificação de Violência Doméstica (Teoria do Elo), prevenção ao suicídio, entre outros.

A guarda responsável dos animais deve ser parte do vocabulário diário, pois evita os maus-tratos aos animais, as crias indesejadas, os abandonos e as doenças; e incentiva a vacinação e a desverminação e torna as pessoas mais humanas, quando elas percebem que os animais também são seres sencientes.

Email: umees.ufpr.2019@gmail.com

Facebook: UMEES UFPR – Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde

Site: http://www.agrarias.ufpr.br/portal/mvc/

Instagram: @mvcufpr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *