Especialista alerta sobre os principais cuidados com os pets nas festas de fim de ano

Tutores precisam redobrar a atenção para garantir o bem-estar do animal
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O mês de dezembro é tradicionalmente conhecido por ser um período de comemoração. Decorações natalinas, fogos e pratos típicos fazem parte do período que marca o encerramento de um ciclo. Por isso, a época exige que os donos redobrem a atenção a fim de garantir a tranquilidade dos pets.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A veterinária Aline Zoppa, coordenadora clínica do Hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de universidades Laureate, listou cinco cuidados básicos que devem ser tomados por tutores durante o período de festas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Decoração
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Sempre um ponto de atenção. Se forem adicionados ao ambiente móveis ou enfeites, devemos ter cuidado para que os animais não mexam por curiosidade, a fim de evitar a ingestão destes enfeites. Também é necessário observar a proximidade de crianças pequenas, que podem ofertar ao animal comida, enfeites ou embrulhos como uma forma de brincadeira ao pet que podem engolir e trazer problemas ao animal.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Alimentos
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Os cuidados mais importantes devem ser com a oferta de alimentos diferentes aos animais. Muitos podem ter em sua composição ingredientes e temperos fortes, que eventualmente ocasionam distúrbios gastrointestinais, levando os animais a apresentarem quadros como vômito e diarreia. Além disso, as aves natalinas possuem ossos que também podem ocasionar problemas aos pacientes.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Viagem de carro
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

No transporte o pet deve estar acomodado adequadamente (em assentos, cadeiras ou em caixas indicadas e do tamanho correto do cão ou gato). Esses acessórios também devem estar presos adequadamente no veículo, com cinto de segurança ou na área de carga do carro, conforme o caso. Durante o percurso: não esquecer de levar água fresca e comida, além de organizar pontos de parada durante o deslocamento para o animal realizar suas necessidades e se alimentar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Ao chegar no destino, observe os possíveis riscos e as áreas em que possa existir fuga. Defina o ambiente em que o animal ficará e veja como o mesmo se comporta. Fique com ele para se ambientar e somente deixe-o sozinho se entender não haver nenhum risco. Por fim, nunca se esqueça de identificar o animal com uma coleira que indique o nome do tutor, do animal e um telefone para contato.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Queima de fogos
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Quanto mais protegidos ficarem os animais, melhor se adaptarão aos fogos. Para aqueles que tem muito medo é importante deixá-los em ambiente protegido para evitar fugas e acidentes, manter longe de escadas, janelas sem tela de proteção e evitar objetos que podem cair sobre o animal. Há animais que preferem ficar junto ao dono e isto pode ser permitido se for seguro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Caso o pet altere seu comportamento, acalme o animal, deixe-o confortável e em local seguro. Se demonstrar alterações, como dificuldade de locomoção ou alteração de consciência, procure por um atendimento veterinário 24h para avaliação. Mas atenção: sempre que o pet alterar seu estado normal, não se mostrar reativo ao ambiente ou eventualmente ficar desacordado, busque o atendimento veterinário com urgência.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Fugas

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A principal dica é manter os animais em locais seguros e protegidos, evitando a exposição aos riscos dos ambientes externos. Sempre identifique o animal com uma coleira que permita colocar uma placa com as informações de contato do tutor, pois caso aconteça a fuga será mais fácil o processo de localização do pet.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O ideal é não deixar o animal só, principalmente aqueles que em outras ocasiões apresentaram sinais de medo e nervosismo. Isso vale também para aqueles que já estão acostumados ao barulho proveniente de fogos e grande movimentações de pessoas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Hospital Veterinário Universidade Anhembi Morumbi
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Endereço: Rua Conselheiro Lafayete, 64 – Mooca
Valor da consulta: R﹩ 85,00
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Dezembro
Das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira
Das 8h às 17h aos sábados
OBS: funcionamento até o dia 23

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Janeiro
Das 8h às 22h de segunda a sexta-feira
Das 8h às 17h aos sábados
OBS: retorno dos atendimentos em 4 de janeiro de 2021
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Importante: atendimento dos casos novos por ordem de chegada, priorizando os níveis de gravidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Sobre a Universidade Anhembi Morumbi
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A Universidade Anhembi Morumbi é a primeira instituição internacional de ensino superior do Brasil. Desde 2005, faz parte da rede internacional de universidades Laureate, maior rede global de instituições de ensino superior, com mais de 850 mil estudantes matriculados em instituições nas modalidades presenciais e online.
São oferecidos programas de Graduação, Graduação Tecnológica e Pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, distribuídos nas áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia e Educação. Seus oito câmpus estão localizados nas regiões da Avenida Paulista, Vila Olímpia, Mooca, Morumbi, Vale do Anhangabaú, São José dos Campos e Piracicaba.
A Universidade Anhembi Morumbi possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus câmpus, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado.
Outras vantagens: a titulação internacional, que permite ao estudante o acesso a certificação do Brasil e de uma instituição no exterior e o Anhembi Carreiras (http://carreiras.anhembi.br), um portal de empregabilidade da Universidade Anhembi Morumbi com serviços de preparação para o mercado de trabalho e conteúdos exclusivos para o desenvolvimento da trajetória profissional.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Sobre a Laureate Brasil
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities, é formada por 11 instituições, em oito estados brasileiros, e cerca de 309 mil alunos e polos em diversos locais do país na modalidade de educação digital. Fazem parte do grupo mundial: Business School São Paulo (BSP); CEDEPE Business School; Complexo Educacional FMU/FIAM-FAAM; Centro Universitário IBMR; Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Centro Universitário FADERGS; Centro Universitário UniFG; Faculdade Internacional da Paraíba (FPB); Universidade Anhembi Morumbi (UAM); Universidade Potiguar (UnP); Universidade Salvador (UNIFACS); e EAD.br.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Sobre a Laureate International Universities
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A Laureate International Universities é a maior rede global de instituições de ensino superior, com mais de 850 mil estudantes matriculados em instituições nas modalidades presenciais e online, em mais de 150 campi, com programas de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) de qualidade e focados na empregabilidade dos estudantes, em uma ampla gama de áreas de conhecimento. A organização é a maior Empresa B Certificada® do mundo na área de educação e tem a missão Here for Good, que significa estar aqui para o bem e para sempre, pois acredita que quando os alunos obtêm sucesso, países prosperam e a sociedade é beneficiada. Saiba mais em: http://www.laureate.net

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *