Menu

Clinica Veterinária

Início Clínica veterinária DOI – a grande conquista para os artigos da Clínica Veterinária
Clínica veterinária

DOI – a grande conquista para os artigos da Clínica Veterinária

DOI - a grande conquista para os artigos da Clínica Veterinária

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

15 de dez de 2020


A revista Clínica Veterinária conta a partir de agora com o DOI (Digital Object Identifier) em seus artigos.

DOI é a sigla em inglês para Identificador Digital de Objetos. Esse identificador, ou código alfanumérico individual, é usado em diferentes publicações científicas e depositado ou acrescentado aos trabalhos ou artigos científicos, o que garante que fiquem sempre disponíveis para consulta. O código DOI é utilizado nas plataformas Lattes e Orcid, e é um recurso internacionalmente reconhecido, conferindo maior legitimidade e prestígio às publicações que dele se servem.

A conquista do DOI para os artigos da revista Clínica Veterinária é uma retribuição ao empenho dos autores de artigos e um estímulo para a realização de seus trabalhos em prol da ciência brasileira. Com o depósito do DOI, os artigos ficam sempre online, junto com os metadados dos seus autores.

O código DOI é único e evita duplicação de textos, além de permitir maior controle do número de citação e demais métricas complementares.

O DOI pode ser usado como URL, facilitando o compartilhamento nas redes sociais e a contabilização mais precisa de ferramentas de métricas alternativas, como o Altmetric e o ImpactStory. Outro ponto positivo do uso do código DOI como URL é a inclusão do endereço web da publicação nas referências de novos artigos científicos, o que confere maior visibilidade acadêmica a partir do acesso direto feito por novos pesquisadores.

É com muita alegria que disponibilizamos o DOI aos nossos autores e leitores. Trata-se de um passo muito importante para revista Clínica Veterinária, fruto da soma do empenho de todos os envolvidos. É sem dúvida um grande estímulo e a nossa modesta contribuição para a medicina veterinária brasileira.