Dia Mundial do Gato: 10 dicas práticas e curiosidades para gateiros

Veterinária da Mars Petcare lista dos  principais cuidados para receber um felino em casa em comemoração à data

Os gatos são seres fascinantes e um dos companheiros mais antigos dos humanos. Nos últimos dez anos, o Instituto Pet Brasil estima que a população felina tenha crescido em 8% nos lares brasileiros, apontando para tendência mundial que coloca os bichanos como protagonistas no aumento da população pet. Em países como Estados Unidos e Rússia, os gatos já superaram os cães como principal categoria de animais de estimação.

“Na América Latina são 48 milhões de felinos e o Brasil abriga mais da metade deles. De fato, os gatos conquistaram o coração dos brasileiros com seu carisma e personalidade curiosa. Preservaram muitos comportamentos e instintos de seus ancestrais como o instinto caçador, velocidade e astúcia”, comenta Roberto Valdrighi, gerente de Marketing da Mars Petcare LatAm.

Em homenagem ao Dia Mundial do Gato, comemorado hoje, 17 de fevereiro, a médica-veterinária Amanda Correa, da Mars Petcare Brasil, divide 10 dicas importantes e curiosidades para os gateiros que desejam trazer um bichano para casa:

1. Antes da chegada do novo membro da família, prepare sua casa para recebê-lo, principalmente para as medidas de segurança. Para quem mora em apartamento, é importante aplicar telas de proteção. A recomendação também vale para aqueles que moram em casas com mais de um andar.

2. Defina um cômodo em que o novo pet ficará nesses primeiros dias. Providencie todos os itens básicos como alimentação de acordo com a idade, água fresca, caixinha de areia e arranhador.

3. Se você já tem outro animal em casa, tenha paciência! O processo de adaptação é bastante imprevisível e depende bastante do temperamento dos pets. Estimule a aproximação, mas não force que fiquem juntos, a aproximação acontece de forma natural.

4. Recompense o seu amiguinho! Valorize o bom comportamento do seu bichinho com brincadeiras, carinhos e até mesmo refeições especiais, como WHISKAS® sachê. Gatos geralmente amam alimento úmido e é uma ótima maneira de mantê-los hidratados.

5. Vale a pena investir no enriquecimento do ambiente com a inclusão de brinquedos que agucem sua personalidade de caçador, como a varinha de pesca e similares.

6. Você sabia que os gatos não bebem água se o bebedouro estiver de frente para a parede? Isso vem lá de trás, quando seus ancestrais se debruçavam em rios e lagos para matar a sede – eles usavam a água como espelho para ficar de olho nos predadores à espreita. Considere isso ao escolher o diâmetro e o local onde deixar os potinhos!

7. Fique atento à caixinha de areia do seu novo gato! Felinos costumam ser exigentes quanto à sua higiene e às vezes não se adaptam a certas texturas de areia, o que pode gerar problemas para o trato urinário. É importante observar o material que ele mostra maior compatibilidade e manter a caixa de areia sempre limpa.

8. Não se esqueça de preparar uma identificação para seu animal- é um detalhe super importante em caso de fugas nesse momento de adaptação!

9. Lembre-se de tirar do alcance todos os objetos que representam algum risco à saúde do animal, principalmente se forem filhotes.

10. No início, é imprescindível monitorar os comportamentos do pet de perto para que você conheça a personalidade dele. É o momento de criar laços e aproveitar essa fase gostosa.

Sobre a Mars Petcare

A Mars Petcare é o segmento focado em nutrição e bem-estar animal da Mars, uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como ROYAL CANIN®, PEDIGREE®, WHISKAS® e OPTIMUM™. Além de prover o mercado pet com produtos cuidadosamente desenvolvidos, a Mars Petcare também conta com projetos para combater o abandono animal globalmente, incentivando a adoção responsável e apoiando instituições que abrigam animais em situação de rua. Cerca de 85 mil colaboradores de Petcare, em mais de 80 países, trabalham em prol de Um Mundo Melhor para os Pets e estão reunidos sob os Cinco Princípios da Mars – Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade –, em linha com o seu propósito de criar o mundo de amanhã através da forma como fazemos negócios hoje.

Fonte: Mars Petcare

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *