Curso Educação Humanitária em Valores

O tema central do curso é a Educação Humanitária (EH), se trata de um processo que estimula a prática de cuidados com todos os seres, com os animais, colegas e família, outras pessoas, com o nosso país, outras nações e com o planeta, buscando a formação de uma sociedade em que todos sejam responsáveis por ações de paz, respeito e equidade. A EH encoraja os valores relacionados com a compaixão, respeito, empatia e inclusão, possibilitando oportunidades para os indivíduos desenvolverem um senso de responsabilidade e cuidado, auxiliando para que as escolhas se alinhem aos seus valores e atuem como cidadãos confiantes e capazes de promover a paz entre todos os seres. A Educação Humanitária está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – promoção da cultura da paz, e com os princípios da Carta da Terra (Nações Unidas e Eco 92), “tratar todos os seres vivos com respeito e consideração” e “promover a cultura de tolerância, não violência e paz”.

O curso foi ofertado inteiramente EaD pela plataforma da UFPR Virtual, teve início dia 1 de setembro e terá fim no dia 19/12/2020.  Este curso está destinado aos profissionais da rede municipal de ensino de Campo Magro, sendo eles professores da educação infantil, e de primeira ao quinto ano, pedagogos, diretores e demais profissionais da área. O curso tem 7 módulos nos quais se abordam temas como: respeito aos animais; respeito pelas pessoas que conheço; respeito por todas as pessoas; respeito pela minha cidade; respeito pelo meu estado e país, e respeito pelos outros países e culturas.

Durante o curso os participantes são incentivados a participar de fóruns interativos, como instrumento que terão para discutir sobre os assuntos abordados para promover o conhecimento de forma ativa. O curso esclarece dúvidas e dá substrato científico para que educadores possam contribuir para o melhor convívio entre as pessoas da comunidade. Os alunos do curso terão que reconhecer as demandas locais e que elaborar um projeto final prático, que poderá ser aplicado no município posteriormente, visando colocar os conhecimentos adquiridos no curso em prática. Além disso os voluntários do projeto de extensão MPCG-UMEES estão desenvolvendo dinâmicas em que os participantes do curso poderão utilizar posteriormente nas aulas, como caça-palavras, quebra-cabeças entre outros. É uma grande oportunidade para adquirir conhecimentos que fortalecerão os alicerces do educador, contribuindo para melhorar a qualidade de vida de toda a cidade.

O Curso de Educação Humanitária em Valores está sendo realizado pela Universidade Federal do Paraná, pela Medicina Veterinária do Coletivo e projeto de extensão Manejo Populacional de Cães e Gatos e Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde – MMPG-UMEES. Ele conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Magro; Secretaria Municipal de Educação e Saúde de Campo Magro; Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes – CIFAL Curitiba e Federação da Industria do Estado do Paraná – FIEP. O Curso é coordenado pela profa. PhD. dra. Rita de Cássia Maria Garcia, do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná; e por Aaronson Ramathan Freitas, médico-veterinário formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018) e residente em Medicina Veterinária do Coletivo e Coordenadora Discente; e por Amanda Vieira, aluna de graduação do 9° período de Medicina Veterinária da UFPR, campus Curitiba, coordenadora discente do Projeto de Extensão Manejo Populacional de Cães e Gatos e Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde MPCG-UMEES UFPR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *