Boletim CRMV-SP – nº 151/2020

CORONAVÍRUS
CRMV-SP ATENDE A RECOMENDAÇÕES E TOMA MEDIDAS
O CRMV-SP, em virtude da confirmação e o aumento dos casos de contaminação por coronavírus (COVID-19), além do fato do Estado ser considerado área de transmissão comunitária, comunica aos profissionais e à sociedade em geral que o atendimento presencial será alterado e todos os eventos estão cancelados.
A decisão considerou a Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, a classificação da doença como pandemia, e as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS); assim como a Portaria n° 188 do Ministério da Saúde, que declara Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, e as orientações dos governos federal e estadual, de suspensão de eventos, reuniões, encontros e atividades coletivas.
EM ANIMAIS
Não há evidências de que cães e gatos possam transmitir o Covid-19.
O CFMV ressalta que, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), até o momento, não há evidência de que animais de estimação possam ficar doentes ou transmitir o Covid-19.
Entretanto, a recomendação é de que as pessoas infectadas evitem o contato com seus cães e gatos.
“Existe um tipo de coronavírus que atinge o trato gastrointestinal de cães.podendo desencadear um processo de diarreia e vômito. Mas o homem é resistente a ele e não tem relação com o Covid-19, que ataca as vias respiratórias, esclarece tesoureiro do CFMV Wanderson Ferreira, médico-veterinário pós-graduado em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais.
AGENDA
A determinação cancela, ainda, reuniões e eventos, incluindo audiências de instrução de processos ético-profissionais (PEPs), portanto, estão suspensos, por 30 dias, os prazos administrativos dos autos de infração, autos de multas e PEPs.
ATENDIMENTO
Expediente foi alterado.
O atendimento presencial de assuntos relacionados ao registro de profissionais ainda permanecerá em funcionamento. excepcionalmente. das 8h às 12h e das 13h às 15h.
Entretanto, o CRMV-SP orienta aos profissionais que priorizem o contato via atendimento telefônico ou por e-mail, especialmente neste período de controle e prevenção ao Covid-19.
Esta suspenso o atendimento presencial na sede do Conselho e nas Unidades Regionais de Fiscalização e Atendimento (Urfas) para as demandas relacionadas ao registro de empresas. Os atendimentos a pessoa jurídica serão realizados apenas por telefone e via e-mail. Casos excepcionais serão analisados pontualmente pela Coordenação de Atendimento e Registros.
IMPORTANTE! 
O atendimento a distância continua proibido conforme determina o Código de Ética do Médico-Veterinário. A consulta clinica deve ser presencial, seja no consultório ou em domicílio.
RECOMENDAÇÕES
As orientações para o atendimento veterinário são:
• Atendimentos devem ser feitos com a presença de apenas um único tutor, evitando a aglomeração de pessoas nas clinicas e pet shops;
• Recomenda-se que os tutores evitem visitar os animais internados;
• Sugere-se a reprogramação de serviços que não são de urgência e emergência;
• Alerta-se que os profissionais sejam mais severos com a higienização dos ambientes. limpando o recinto a cada atendimento. limpar principalmente o mobiliário e os utensílios que tiveram contato direto como animal ou com o tutor. como mesas. bancadas. instrumentos, cadeiras e tudo que foi utilizado durante o atendimento dos pacientes. As recepções também devem intensificar a limpeza.

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