2021 – Trabalho remodelado e talento

⠀⠀

Celso Morishita

Gestor empresarial espiritualista

celsomorishita@yahoo.com

⠀⠀

⠀⠀

Finalizamos o ano de 2020, ainda incrédulos diante de tantos abalos e mudanças, e com a sensação de “ano perdido”, por todas as suas consequências nos âmbitos profissional e de trabalho e pelo forte impacto na vida pessoal e familiar.

⠀⠀

No entanto, ao refletir e analisar melhor, vemos que 2020 também teve aspectos muito positivos. Em meio a todo esse transtorno, fomos obrigados a aguçar nossa criatividade, a quebrar paradigmas, gerar novas demandas, acessar tecnologias sociais, criar novas oportunidades e evoluir nos processos produtivos e de gestão.

⠀⠀

Fala-se em um novo normal, uma nova economia, um novo estilo de vida mais espiritualizado, um remodelamento do trabalho. Nesse contexto do novo, temos basicamente dois caminhos a seguir. Podemos nos manter passivos e apenas observar, aguardar e torcer para que as coisas melhorem, acreditando que o ano de 2021 será mais tranquilo e que certamente os pesquisadores das áreas sociais, econômicas, de saúde, de educação e jurídica encontrarão novas teorias e fórmulas, fazendo tudo voltar a uma relativa normalidade. É a atitude que muitos assumem. Mas será que podemos ficar esperando? Teremos fôlego econômico e financeiro para suportar a espera?

⠀⠀

A outra alternativa é sermos agentes ativos de mudanças, precursores e protagonistas do novo, cada um dentro da sua profissão e do seu trabalho. É preciso refletir e ver de que maneira podemos “remodelar” o trabalho, o serviço ou o produto que oferecemos, para não cair na vala comum, na qual muitos deles tendem a se transformar em meras commodities, a cair em uma homogeneidade sem grandes diferenças técnicas, de qualidade, de assertividade, eficiência, atendimento, imagem, etc., simplesmente participando da grande disputa por clientes.

⠀⠀

Em outras palavras, o momento atual pede não só a excelência em características como a qualidade e a eficiência, mas também, a partir de uma boa análise, a definição do que é possível fazer de especial e diferenciador. De que maneira? Incorporando a tudo isso valores intangíveis, invisíveis, mas absolutamente relevantes na hora em que os clientes fazem suas escolhas. 

⠀⠀

Um dos itens primordiais é valorizar o “talento especial” de cada um no exercício da sua profissão e do seu trabalho. Porque o talento é aquilo que mais nos proporciona alegria, motivação e a satisfação de fazer o trabalho de forma incansável. 

⠀⠀

Mas, afinal de contas, o que é esse “talento especial”? O talento é um dom com o qual já nascemos e que vamos lapidando ao longo do tempo para cumprir nossa missão de vida. Ele pode se manifestar de diversas maneiras. Alguns têm talento para os relacionamentos pessoais, a comunicação, a visão global ou a visão dos detalhes; outros ainda têm talento para servir ou para trabalhar com números; e há também os talentos vinculados às habilidades motoras (mãos, braços, pernas), entre tantos outros.

⠀⠀

Naturalmente, além de identificar qual das nossas aptidões constitui o nosso talento especial, devemos nutrir por esse talento sentimentos elevados, tais como a gratidão por termos sido agraciados com ele e pela oportunidade de aplicá-lo e aprimorá-lo em nosso trabalho; devemos também nos esforçar para que esse talento não fique diluído em nosso dia a dia, fazendo-o brilhar, por exemplo, em trabalhos admiráveis, como se fossem uma obra de arte, e com foco em proporcionar alegria aos clientes. Precisamos ainda não reclamar da falta de alguns talentos e muito menos lamentar o esforço que aplicamos no exercício e na lapidação do talento que temos. Com atenção a esses aspectos, com dedicação e paciência, certamente conseguiremos desenvolver um trabalho magnífico e de grande valor.

⠀⠀

Que todos tenhamos um ótimo início de ano em 2021 e possamos nos conectar com as mudanças vibracionais do universo, buscando a cada dia a harmonização com as energias mais elevadas, emanando sentimentos positivos de amor e gratidão, e oferecendo sorrisos, serenidade e humildade a todos e a tudo ao nosso redor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *