A Ourofino realiza este mês a quarta edição da campanha Livre da Picada, iniciativa que orienta tutores e médicos-veterinários quanto ao perigo da Leishmaniose Visceral Canina (LVC) no animal infectado e, ainda, conscientizar para que o número de novos casos diminua.
Na internet, o site www.livredapicada.com.br fica sempre ativo e contém várias informações sobre a LVC e, ainda, faz um alerta para a prevenção de outras doenças associadas a outros parasitas, as pulgas e os carrapatos. Em paralelo, a equipe da empresa percorre clínicas, hospitais e pet shops para realizar um trabalho informativo com os profissionais da área e disponibilizar materiais sobre o tema.
“A doença é classificada como uma zoonose, tratável, porém letal. Antigamente, costumava ficar mais restrita a áreas rurais, mas está cada vez mais emergente também nas zonas urbanas. O cachorro portador da doença pode viver por muitos anos, e com qualidade de vida, em especial, com acompanhamento veterinário”, explica Juliana Trigo, especialista técnica da Ourofino Saúde Animal.
Alguns cães podem ser assintomáticos e viver anos com a doença sem manifestar qualquer indício de infecção por conta da resposta imunológica, que é individual, mas quando se manifestam, os principais indícios da doença são: vômito, fraqueza, emagrecimento, acentuada queda de pelos, feridas de difícil cicatrização no focinho, orelhas e patas e um crescimento anormal das unhas.