Doença causada pelo vírus monkeypox deve ser denominada varíola M
OMS pretende que a substituição seja gradual
A doença “varíola dos macacos” passará a ser chamada em português de varíola M. A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu renomear a doença, e anunciou a mudança em 28 de novembro, após a consulta a pesquisadores e autoridades de países especialistas no assunto e também da população.
Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, anunciou que o nome será “Mpox” para países de língua inglesa, gradualmente substituindo a denominação “varíola dos macacos”, que ainda será aceita durante um ano.
A OMS tem recebido, desde o aumento do surto no início de 2022, relatos de associações racistas e estigmatizantes em relação à denominação, e isso motivou países e indivíduos a pedir a alteração.
No Brasil, houve expressivo receio de contágio decorrente do nome da doença, com registros de ataques contra animais, visando afugentá-los, mas também ocorrendo agressões e mortes.
A Sociedade Brasileira de Primatologia (SBPr) publicou em maio deste ano um documento (https://www.sbprimatologia.org.br/wp-content/uploads/2022/06/SBPr-INFORMATIVO_vari%CC%81ola.pdf) com informações a respeito do surto ocorrido este ano e da doença em seres humanos. “O atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. Todas as transmissões identificadas até o momento pelas agências de saúde no mundo foram atribuídas à contaminação por transmissão entre pessoas”.