ONG MRSC conseguiu liberação para retornar às praças públicas e realizou ação no último domingo de março
Levando vermífugos, vacinas, kits de higiene pessoal, água, hambúrgueres para pessoas em situação de vulnerabilidade e banhos para os animais, a MRSC chegou à praça da República, no centro de São Paulo, às 7 horas da manhã

Durante os últimos meses, a ONG Moradores de Rua e Seus Cães enfrentou resistência quanto ao reconhecimento da relevância social e humana das suas ações. A Prefeitura de São Paulo inicialmente questionou a viabilidade e o interesse público do trabalho da MRSC, mas, após reuniões, foi possível esclarecer os benefícios locais e nacionais da atuação da MRSC.
A ONG volta a ter a oportunidade de intensificar seu trabalho, oferecendo suporte aos moradores de rua e promovendo o bem-estar dos animais, muitos dos quais dependem dos cuidados dos seus tutores que vivem em situações de vulnerabilidade extrema.
Após várias reuniões, a MRSC e a administração da prefeitura da cidade estão estruturando uma parceria, onde será possível aumentar o trabalho realizado, oferecendo não apenas as ações da ONG, mas também serviços e acolhimento por parte do poder público.
O espaço escolhido para realizar a 118º ação foi a Praça da República, no centro da capital paulista. Na ação, ofereceram-se serviços como distribuição de ração, avaliação e vacinação dos animais, vermifugação, e banhos para os animais. Médicos-veterinários atenderam 200 cães e 60 gatos, aplicaram 150 doses de vacina V8 e 100 doses de vacina antirrábica em cães e 30 doses de vacina V4 e 30 doses de vacina antirrábica em gatos, além de entregar 400 kg de ração para cães e 60 kg de ração para gatos. Houve também distribuição de kits de higiene, de 600 lanches frios e águas, de 200 hambúrgueres e de 70 chocolates Brasil Cacau para pessoas em situação de vulnerabilidade. Entre as atividades promovidas, o espaço kids foi fundamental para expressão artística e lúdica.
“No final de 2024, enfrentamos dificuldades com a Prefeitura de São Paulo para realizar as ações da MRSC, o que prejudicou o andamento de algumas iniciativas importantes. Mobilizamos dezenas de pessoas, entre voluntários e apoiadores da causa pet e humanitária, e conseguimos chamar a atenção das autoridades. Após reuniões com representantes da Subprefeitura da Sé e com a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), conseguimos definir a melhor forma de dar continuidade ao nosso trabalho. Estamos gratos por finalmente sermos ouvidos e agora esperamos poder ajudar cada vez mais pessoas e animais, afinal, essa é a nossa missão.” comentou Eduardo Leporo, idealizador da MRSC.
Desde 2015, Eduardo Leporo está à frente do projeto, realizando ações fixas no centro de São Paulo e em diversas outras cidades do país. Com a ajuda de voluntários, a ONG já impactou e beneficiou milhares de pessoas e animais, realizando 117 ações na capital paulista, atendendo, em média, 600 pessoas e 300 animais por edição, e mais de 4 mil castrações gratuitas nos últimos anos. A ONG também já expandiu suas atividades para mais de 7 estados brasileiros, partindo da capital paulista, chegando a Campinas, Osasco, Baixada Santista, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Florianópolis e Porto Alegre.
Médicos-veterinários e estudantes de medicina veterinária têm nessa ONG, entre tantas outras, a oportunidade de colaborar com a sociedade e com essa parcela da população humana e animal que tanto carece de cuidados.
As ações da ONG MRSC somente são possíveis graças ao apoio de empresas parceiras que se alinham com a importância desse trabalho, e que merecem reconhecimento e gratidão. Estão relacionadas a seguir em ordem alfabética: BawWaw, Biovet, Boehringer Saúde Animal com vacinas Recombiteck e Frontline, Ibis Tatuapé, Instituto Arredondar, Mol Impacto, Perigot e Petz.
Informações e apoio à ONG MRSC
https:/www.moradoresderuaeseuscaes.com.br.
https://www.instagram.com/moradoresderuaeseuscaes/
https://www.facebook.com/moradoresderuaeseuscaes