![Créditos: a9photo](https://www.revistaclinicaveterinaria.com.br/wp-content/uploads/2025/02/a9photo-gato.jpg)
A esporotricose humana entrou na Lista Nacional de Notificação Compulsória. A doença deverá ser registrada no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). A decisão foi tomada durante a 1ª Reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) realizada em Brasília em 30 de janeiro.
A implantação da vigilância epidemiológica das micoses endêmicas é de responsabilidade do Departamento de HIV Aids Tuberculose Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi) dentro do Plano Nacional de Saúde (2024-2027). A notificação compulsória permitirá que o Ministério da Saúde elabore fichas de notificação e investigação no Sinan para apoiar os estados protocolos de vigilância das micoses com fluxo da esporotricose humana detalhado qualifique profissionais de assistência à saúde e de vigilância organize a rede diagnóstica laboratorial e planeje a disponibilização de medicamentos antifúngicos para tratamento da esporotricose pois deverá haver um aumento de demanda. Fernanda Dockhorn coordenadora-geral de Vigilância da Tuberculose Micoses Endêmicas e Microbactérias não Tuberculosas (CGTM) em 26 dos 27 estados brasileiros há registro de esporotricose humana.
A situação na medicina veterinária é também ou ainda mais alarmante com a doença cada vez mais espalhada em todo o território nacional.O CRMV-PR tem trabalhado intensamente para informar e conscientizar sobre a esporotricose animal e na prevenção dessa terrível zoonose.
A campanha “Gatos dentro de Casa Saúde para Todos!” que visa reforçar a importância da proteção tanto dos animais quanto das pessoas evitando a propagação da doença vem sendo trabalhada com grande empenho pela entidade.
O CRMV-PR oferece materiais importantes nessa luta contra a esporotricose. Veja no link a seguir:
Fonte: Ministério da Saúde