Guia para identificação das espécies do inseto vetor da febre oropouche
Documento operacional de identificação de Culicoides Latreille (Diptera: Ceratopogonidae)
O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e a @opspaho elaboraram um guia para orientar equipes de entomologistas das Américas na identificação das principais características taxonômicas e ecológicas das espécies do inseto vetor da febre oropouche.
O manual priorizou espécies de maior interesse em saúde pública e cuja identificação utiliza técnicas e equipamentos facilmente encontrados em laboratórios. O documento também fornece uma chave ilustrada para identificação das espécies do grupo paraensis.
Causada pelo vírus Orthobunyavirus oropoucheense, a febre oropouche é transmitida principalmente pelo Culicoides paraensis, popularmente conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Desde o final de 2023, vários surtos da doença têm ocorrido na Região das Américas. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou mais de 17.400 casos de oropouche entre 2023 e 2025.
Além de Culicoides paraensis, outras espécies de maruins também são vetores de outros agentes de enfermidades humanas, como a mansonelose, além da transmissão de patógenos aos ruminantes, como o vírus da língua azul, bastante disseminado no continente americano.
A identificação dos Culicoides é um desafio para os entomologistas e técnicos em entomologia dos serviços de saúde devido a semelhança entre muitas espécies tanto na coloração do corpo quanto no padrão de distribuição das manchas claras e escuras das asas, tendo necessidade de recorrer a outras características taxonômicas para a identificação fidedigna.
Outro aspecto é que muitas delas são encontradas simultaneamente nas mesmas regiões, o que representa um desafio adicional a sua identificação.
No guia, destacou-se as características diagnósticas das espécies de maior interesse em saúde pública e que são encontradas com frequência e em abundância nos levantamentos entomológicos nas Américas Central e do Sul, sua distribuição e bionomia.
Considerando o cenário epidemiológico e os desafios na identificação das espécies de Culicoides, este documento operacional tem o objetivo de orientar as equipes de entomologistas dos países da Região das Américas na identificação das principais características taxonômicas e ecológicas das espécies encontradas com frequência e em abundância na região neotropical.
No site da Institutional Repository for Information Sharing da Pan American Health Organization (irisPAHO), é possível baixar o pdf do guia.
https://iris.paho.org/handle/10665.2/64274
Fonte: Fiocruz e irisPAHO