Frontline Tri-Act® é o mais novo integrante da família Frontline, que, além de tratar e prevenir as infestações por pulgas e carrapatos, também se destaca pelas ações: repelente contra flebótomos transmissores da leishmaniose visceral; repelente e inseticida contra os vetores transmissores da dirofilariose; repelente e inseticida contra os vetores da dengue, zika e chicungunha aos seres humanos.
“Estamos trazendo ao Brasil mais um produto de uma marca líder mundial, de alta qualidade e eficácia já comprovada em outros países. Frontline Tri-Act® chega para oferecer maior proteção aos cães como uma solução rápida e completa contra os principais parasitas em um único produto”, afirma Carolina Galli, diretora da Unidade de Negócios de Animais de Companhia da Boehringer Ingelheim Saúde Animal.
“Frontline Tri-Act® é inovador porque apresenta uma fórmula única de uma associação de fipronil e permetrina. A permetrina tem ação repelente, com excelentes resultados no combate a carrapatos, mosquitos, moscas e flebótomos. Sua ação também é responsável pela queda das pulgas cinco minutos após o contato da pulga com o cão tratado, e o produto se mantém ativo por um período de 30 dias”, explica Jaimes Dias, gerente-técnico de Animais de Companhia da Boehringer Ingelheim Saúde Animal.
Frontline Tri-Act® demonstrou eficácia inseticida superior a 85% contra as pulgas em apenas duas horas. No combate aos carrapatos, o produto também se destacou apresentando efeito acaricida superior a 90% em apenas seis horas. Além de trazer conforto aos animais, contribui de forma efetiva para a redução da transmissão da doença do carrapato.
Mecanismo de ação
O fipronil é um inseticida e acaricida altamente efetivo, pertencente à família dos fenilpirazóis. Seu mecanismo de ação baseia-se no bloqueio pré e pós-sináptico da passagem dos íons cloro pelos neurotransmissores GABA, matando os artrópodes parasitas por hiperexcitação. Fipronil apresenta afinidade com a gordura presente na superfície da pele e nos folículos pilosos, sendo constantemente re-excretado junto à secreção sebácea sobre a pele e o pelo dos animais, o que resulta em seu longo período de efeito residual. A permetrina é um piretroide que atua como repelente, acaricida e inseticida. Ela atua nos canais de sódio voltagem-dependente na membrana das células nervosas, prolongando a ativação desses canais mantendo-os abertos. Isso provoca hiperatividade, tremores e paralisia do inseto, carrapato ou piolho. A atividade repelente da permetrina impede que esses artrópodes suguem o sangue do cão, reduzindo o risco de transmissão de doenças por esses vetores, ela também auxilia na prevenção da dermatite por picada de moscas. A permetrina é muito menos tóxica para os mamíferos do que para os insetos.