2025 é um ano de comemorações! Vamos celebrar juntos os 30 anos da revista!

Menu

Clinica Veterinária

Início Edições Entrevistas Estudo da demografia veterinária do Brasil e Observatório da Medicina Veterinária
Entrevistas

Estudo da demografia veterinária do Brasil e Observatório da Medicina Veterinária

Professor Felipe Wouk apresenta atualizações nos projetos

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

17 de jan de 2025


Felipe Wouk, Camila Martins, Rafael Mondadori, Marcelo Pacheco, Thiago Pinto, Maria Beatriz da Silveira e Fernando Ferreira realizaram o estudo e lançaram em 2023 o livro Demografia da medicina veterinária do Brasil 2022 (https://www.revistaclinicaveterinaria.com.br/clinica-veterinaria/livro-demografia-da-medicina-veterinaria-do-brasil-2022-foi-lancado-em-abril/). O estudo permite que profissionais, entidades e empresas do setor tenham uma visão mais abrangente da situação da profissão, que vem se alterando nas últimas décadas.

­

Felipe Wouk, idealizador e coordenador do estudo da demografia veterinária no Brasil

­

Desde então, e como consequência da importância das informações apresentadas na obra, muitas análises e ações vêm sendo desenvolvidas, e a equipe, motivada pelas conquistas desses resultados, continua cada vez mais empenhada na continuidade das pesquisas e na atualização das informações.

O professor Felipe Wouk gentilmente nos concedeu esta oportunidade de conhecermos um pouco mais dos trabalhos e dos planos para o futuro desse projeto tão importante.

 

Clínica Veterinária (CV) – O que é o estudo da demografia?

Felipe Wouk (FW) – O estudo da demografia da medicina veterinária no Brasil é uma análise abrangente que visa mapear o perfil sociodemográfico dos médicos-veterinários no país. Ele abrange aspectos como formação profissional, atuação no mercado de trabalho, interesses e satisfação com a profissão, e a distribuição geográfica dos profissionais. O objetivo é fornecer uma visão detalhada sobre a profissão, suas tendências e desafios, permitindo um melhor planejamento e tomada de decisões para o futuro da medicina veterinária no Brasil.

­

A obra Demografia da medicina veterinária do Brasil 2022 pode ser baixada gratuitamente.

https://www.revistaclinicaveterinaria.com.br/produto/wouk-demografia/

­

CV – Como surgiu a ideia?

FW – A ideia para o estudo surgiu da necessidade de compreender melhor a realidade da profissão veterinária no Brasil. Com o aumento irresponsável e exorbitante do número de profissionais e cursos de medicina veterinária, há uma demanda crescente por dados que possam informar políticas educacionais e mercado de trabalho. A iniciativa foi impulsionada pelo desejo de contribuir para a valorização da profissão e para a definição de políticas públicas que assegurem a qualidade da formação e do exercício profissional.

 

CV – Como foi desenvolvido?

FW – O estudo foi desenvolvido através de uma pesquisa descritiva transversal, utilizando um questionário online que foi distribuído amplamente por meio de associações, entidades de classe e redes sociais. A coleta de dados foi realizada de forma voluntária, e os resultados foram ponderados para corrigir a representatividade em relação à população de veterinários no Brasil. A análise dos dados permitiu a construção de gráficos e textos que constam na publicação e ilustram a realidade da profissão no país.

 

CV – Quem são as pessoas envolvidas?

FW – O projeto contou com a participação de profissionais experientes na área de medicina veterinária e em estudos demográficos, incluindo médicos-veterinários, estatísticos e especialistas em educação. Entre os coordenadores e colaboradores do estudo estão nomes como o dr. Antonio Felipe Wouk, da. Camila Marinelli Martins, dr. Rafael Gianella Mondadori, e dr. Marcelo Pacheco, entre outros.

 

CV – Que entidades e empresas estiveram e estão envolvidas?

FW – O estudo foi patrocinado e apoiado por diversas entidades e empresas, incluindo o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná, a Vetnil, a Labyes, a Organnact, e a AAC&T Consultoria em Pesquisa. A colaboração dessas organizações foi crucial para a realização e divulgação do estudo.

 

CV – Como está sendo desenvolvida a segunda fase do estudo?

FW – A segunda fase do estudo está focada na atualização dos dados coletados anteriormente e na ampliação do escopo da pesquisa para incluir novas tendências e desafios enfrentados pelos médicos-veterinários no Brasil. A coleta de dados será iniciada em breve, e espera-se que ela traga insights ainda mais profundos sobre a evolução da profissão.

 

CV – O que é o Observatório Nacional da Medicina Veterinária?

FW – O Observatório Nacional da Medicina Veterinária “nasceu” a partir da publicação da Demografia 2022 e é uma iniciativa que visa ser uma ferramenta de gestão do conhecimento sobre a profissão veterinária no Brasil. Ele se dedica à coleta, produção, organização, interpretação e divulgação de informações relevantes para a análise de tendências e a tomada de decisões estratégicas no setor.

 

CV – Qual é a relação dele com o projeto do estudo da demografia?

FW – O Observatório é o responsável pelo estudo da demografia, com o objetivo de fornecer dados e análises que possam informar políticas e práticas na medicina veterinária. O Observatório atua como uma extensão do estudo demográfico, oferecendo uma plataforma contínua para monitorar e analisar as mudanças na profissão.

 

CV – Quais os planos para 2025?

FW – Para 2025, os planos incluem a consolidação do Observatório como uma referência nacional e quiçá internacional em estudos sobre a medicina veterinária. Espera-se expandir a colaboração com outras instituições e ampliar o alcance das pesquisas para incluir novos aspectos da profissão. Além disso, há a intenção de integrar tecnologias avançadas de análise de dados para melhorar a precisão e a utilidade das informações fornecidas aos profissionais e formuladores de políticas.

 

CV – Como os médicos-veterinários podem participar das pesquisa dessa segunda fase?

FW – A participação se dará por adesão voluntária a partir de uma convocatória que será divulgada por redes sociais do Observatório Nacional da Medicina Veterinária e da Associação Nacional de Medicina Veterinária, das redes pessoais dos pesquisadores, do patrocinador exclusivo e de apoiadores como a Revista Clínica Veterinária.

 

CV – Como os médicos-veterinários podem conhecer os conteúdos do Observatório e participar/colaborar?

FW – Nos sítios do Observatório e da ANMV: Instagram, LinkedIn e página Web.

 

CV – Quais as empresas e entidades que já estão envolvidas nessa segunda fase? Como novas empresas e entidades podem se envolver também?

FW – Nosso patrocinador exclusivo é a Vetnil e nosso colaborador a Revista Clínica Veterinária. Todos aqueles que desejarem colaborar divulgando o questionário para coleta de dados para a pesquisa são bem-vindos e podem contatar o Observatório ou a ANMV pelas redes ou ainda o Portal Clínica Veterinária, braço desta Revista.

https://observatoriodaveterinaria.com.br

https://www.instagram.com/observatoriovet?igsh=MXZ0bmN1eGFkcHduMg==

https://www.linkedin.com/company/observat-rio-da-medicina-veterin-ria?trk=blended-typeahead

e-mail: [email protected]