Observatório Nacional da Medicina Veterinária
Ferramenta para a gestão do conhecimento da profissão
Em decorrência do estudo da “Demografia da Medicina Veterinária 2022”, propus a meus colegas coautores da obra criar o “Observatório Nacional da Medicina Veterinária” (OMV), como uma ferramenta para a gestão do conhecimento da profissão médico-veterinária.
Para tanto, o OMV teria como funções coletar, organizar, produzir, interpretar e divulgar informações contribuindo assim com a análise de tendências e a tomada de decisões estratégicas por parte de entidades e indivíduos, modelando o futuro da medicina veterinária no Brasil.
Em 2023 o Observatório Nacional da Medicina Veterinária foi constituído como uma associação sem fins lucrativos, albergado pela Associação Nacional da Medicina Veterinária (ANMV). Seus diretores fundadores são Rafael Mondadori, Marcelo Pacheco, Marcio Mota, Camila Martins e eu mesmo.
Ainda em 2023, por ocasião do I Fórum de Educação da Medicina Veterinária promovido pela ANMV, tivemos a oportunidade de apresentar a identidade do OMV e seu planejamento estratégico. Da identidade, destacou-se a Missão: Consolidar e difundir uma base de dados e informações confiáveis sobre a profissão médico-veterinária, contribuindo para o planejamento estratégico e o aprimoramento das escolas de medicina veterinária, do mercado, das políticas públicas, visando a saúde e o bem-estar únicos.
Do planejamento estratégico, destacaram-se as áreas prioritárias: Líderes para amanhã, Carreiras recompensadoras, Ampliando o papel do Médico-veterinário, Negócios economicamente sustentáveis, Bem-estar da profissão e dos animais e Abraçando a Inovação.
Recentemente, em agosto de 2024, no II Fórum da Educação da Medicina Veterinária da ANMV, apresentamos os primeiros projetos em curso do OMV.
• O primeiro projeto, integrador de várias áreas prioritárias do planejamento estratégico (Carreiras recompensadoras, Ampliando o papel do médico-veterinário, Negócios economicamente sustentáveis e Bem-estar da profissão) é o “Estudo de egressos dos cursos de medicina veterinária do Brasil”, patrocinado exclusivamente pela Royal Canin.
O estudo avalia a atuação de médicos veterinários no mercado de trabalho. A metodologia está sendo testada, com o objetivo de validação, em duas instituições, uma pública federal e outra privada, resultando um relatório técnico contendo os dados estatísticos agrupados e também uma avaliação técnica com proposição de sugestões de melhoria às instituições avaliadas.
Validada a metodologia, esta ação será proposta às instituições de ensino superior da medicina veterinária no país, posto que é uma ação prevista no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) e que não é realizada. A médio prazo, dados gerais por estado/região do país serão divulgados no site do observatório.
Os benefícios para as instituições de ensino e para os médicos-veterinários são vários: garantir a qualidade e relevância dos cursos, permitir alinhar a formação acadêmica às demandas sociais e do mercado, tornar-se um processo contínuo e integrado ao planejamento institucional, ser um instrumento de gestão e melhoria da qualidade do ensino superior, contribuir para o desenvolvimento profissional dos egressos e fortalecer o vínculo entre instituição, egressos e mercado de trabalho.
• O segundo projeto é o da “Plataforma Interativa”, com patrocínio exclusivo da Vetnil. Explora alguns dos indicadores obtidos no estudo da demografia 2022, por meio dos quais o usuário pode conhecer o perfil do médico-veterinário da sua região.
Num primeiro momento a plataforma será desenvolvida com os dados relacionados à renda, focando nos eixos prioritários: Carreiras recompensadoras e Negócios economicamente sustentáveis.
A médio prazo, pretende-se explorar outros fatores, como satisfação profissional, saúde mental e associação com dados de outras fontes, como PIB, tamanho do rebanho, exportações de produtos de origem animal, etc., valendo-se inclusive do próximo estudo da demografia da medicina veterinária, a ser realizado pelo OMV em 2025.
• O terceiro projeto, “Interação homem-animal”, visa explorar, avaliar e discutir aspectos que caracterizam a interação homem-animal com cães e gatos de companhia no Brasil, em um contexto de bem-estar e saúde única. Este estudo etológico contará com a participação de uma psicóloga na equipe.
Serão obtidos dados estatísticos agrupados e também uma avaliação técnica pela equipe do observatório, dando-se ampla divulgação com a publicação de um livro e apresentações em congressos.
Com estes três projetos o OMV dá início à sua proposta de modelar o futuro da nossa profissão no Brasil, em sintonia com as propostas prioritárias do seu planejamento estratégico.
Agradecemos à Revista Clínica Veterinária, parceira do estudo da demografia e do OMV, por este espaço para a divulgação de nossas ações.