Afrovet
Rede de médicos-veterinários e alunos de medicina veterinária pretos do Brasil
Fundada em agosto de 2020, a Afrovet reuniu alunos de medicina veterinária e médicos-veterinários incentivados pelas grandes manifestações antirracistas que aconteceram naquele período, para discutir o racismo estrutural na medicina veterinária e criar uma rede de apoio entre estudantes e profissionais médicos-veterinários negros. Desde sua fundação, teve por objetivo dar mais visibilidade aos profissionais e estudantes, além de combater o racismo, principalmente, no meio acadêmico e profissional.
Devido a Pandemia da Covid-19 a atuação do Afrovet ocorria somente por meio das redes sociais, mas atualmente estão como coordenadores os médicos-veterinários Merielen Albuquerque e Augusto Renan Rocha.
O coletivo promove a realização do Simpósio Brasileiro Afrocentrado de Medicina Veterinária (Simba) (@simbamedvet); realiza o Projeto Afromentor (@afromentor); organiza ligas afrocêntricas em instituições de ensino superior, como por exemplo a Liga Afrocêntrica de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária (Lacav) (@lacav.afrovet); promove lives e simpósios sobre especialidades, racismo, diversidade e outros temas; estabelece parcerias com universidades, empresas, órgãos, entidades, instituições e coletivos pretos com o objetivo de fomentar as políticas afirmativas, antirracistas e também para incentivar o black money.
Missão, visão e valores
O Afrovet tem como missão promover visibilidade e oportunidades a alunos de graduação em medicina veterinária e médicos-veterinários pretos, por meio de incentivo ao letramento racial, divulgação de profissionais em suas áreas de atuação, desenvolvimento de projetos acadêmicos e eventos, além do suporte a denúncias e combate ao racismo na medicina veterinária.
Também busca ser referência no combate ao racismo na medicina veterinária através da criação do Comitê de Referência a alunos de graduação em medicina veterinária e profissionais pretos, incentivando valores como pioneirismo, aproveitamento de oportunidades, aquilombamento, acolhimento, transformação e inclusão.
O Afrovet e as práticas ESG (Environmental, Social and Governance) na medicina veterinária
No cenário empresarial atual, a integração de práticas ESG (Environmental, Social and Governance) não é apenas uma escolha, mas uma necessidade estratégica. Empresas que adotam políticas de diversidade e inclusão não apenas fortalecem sua imagem de marca, mas também melhoram a eficiência operacional, aumentam a retenção de talentos e mitigam riscos relacionados à reputação e conformidade legal. O marketing de propósito, ao alinhar os valores da empresa com ações concretas, é crucial para engajar clientes, investidores e colaboradores, criando um diferencial competitivo sustentável e lucrativo.
Os interessados em conhecer e participar do Afrovet podem entrar em contato pelos canais:
Instagram: @afrovet
Facebook: @afrovet1
YouTube: AFROVET
Linkedin: AFROVET – Coletivo de MVs e estudantes negros
e pelo email: [email protected]