Royal Canin® investe em ações de baixo impacto ambiental
As iniciativas envolvem projetos com foco em clima, gestão da água, embalagens reutilizáveis e uso do solo
Como parte do seu compromisso com o planeta, a Royal Canin®, uma das maiores fabricantes do mundo de alimentos de alta qualidade nutricional para gatos e cães, está determinada a avançar em direção a um futuro mais sustentável a partir de práticas inovadoras em prol do meio ambiente.
O propósito em fornecer alimentos de alta qualidade e sustentáveis para pets, utilizando práticas responsáveis em todas as etapas de produção, incluindo a seleção cuidadosa dos ingredientes, envolve três pilares dentro do compromisso sustentável da marca: pets, pessoas e planeta. “Para atingir o nosso objetivo, é fundamental que tenhamos presença ativa em todos os pilares que baseiam o nosso negócio. Por isso, sustentabilidade para nós significa atuar em benefício do clima, da circularidade, da posse responsável de pets e da construção de iniciativas que ajudem a desenvolver coletivamente um mundo melhor para os pets, reforçando os incríveis benefícios da relação entre humano e animal”, conta Carla Pistori, Diretora de Assuntos Corporativos da Royal Canin Brasil.
Desde 2015, a fábrica da Royal Canin no Brasil, localizada em Descalvado, SP, é aterro zero, ou seja, destina 100% de seus resíduos não recicláveis para a compostagem, transformando-os em fertilizante orgânico; e todos os efluentes sanitários e industriais são tratados internamente nas Estações de Tratamentos de Efluentes (ETEs).
Em 2021, a Royal Canin® assumiu o compromisso de compensar 100% de suas emissões de carbono até 2025 – parte do compromisso da Mars, Inc. de reduzir as emissões em toda a cadeia de produção, zerando-a até 2050. A iniciativa, que faz parte do pilar Planeta e contempla ações com foco em clima, gestão da água, embalagens sustentáveis e uso do solo, pretende fazer todo o possível para conquistar um futuro sustentável a partir da redução da pegada de carbono e do desperdício e do aumento da circularidade.
“Acreditamos que as organizações têm um papel fundamental no enfrentamento das questões mais urgentes do mundo. Queremos minimizar o impacto da nossa produção no meio ambiente, cuidar dos nossos animais e do nosso planeta. Sabemos da nossa responsabilidade enquanto corporação e estamos empenhados em contribuir para um ecossistema mais sustentável”, completa Carla.
Com base nesse propósito, a Royal Canin® trabalha com as seguintes iniciativas:
Economia da Mutualidade: com o objetivo de desenvolver um modelo de negócio inovador e que tenha a capacidade de gerar resultados sociais e ambientais sólidos, a Royal Canin® trabalha com o conceito de gestão chamado “Economia da Mutualidade (EoM)”. Criado pela Mars, Inc., em colaboração com a Oxford Said Business School, o método surgiu a partir de discussões sobre como as empresas devem medir e perceber o seu desempenho. “Com a Economia de Mutualidade, definimos estratégias com um resultado em mente, com foco no consumidor, e treinamos nossas equipes de gerenciamento para criar o roteiro estratégico com base nessa perspectiva. Com essa abordagem, estamos evoluindo a maneira como fazemos negócio”, explica Carla.
Carbono Neutro: a reformulação dos alimentos, incluindo a mudança para ingredientes com baixa intensidade de carbono, sem comprometer a qualidade e a segurança, também faz parte do compromisso em compensar 100% das emissões de carbono até 2025. A soja utilizada na formulação dos alimentos, por exemplo, é certificada pela Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) e é 100% certificada pelo ProTerra, padrão independente que promove práticas agrícolas sustentáveis e contribui para deter o desmatamento. Essa certificação reconhece a adesão da Royal Canin® às práticas sustentáveis e responsáveis em toda a cadeia de suprimentos, garantindo a origem e a produção ambientalmente conscientes da soja utilizada na formulação dos alimentos. Além disso, a marca também está trabalhando prioritariamente com suas cadeias de suprimento de arroz, de trigo e de aves para identificar, apoiar e ativar práticas de agricultura regenerativa e acabar com o desmatamento.
Produtos certificados: Atualmente, todos os alimentos para gatos e cães das linhas Filhotes Saudáveis, linha de produtos para Sensibilidades de Gatos e parte dos alimentos específicos para cães de raças, são certificados com o selo Carbono Neutro e contribuem para a melhoria da ação climática global. A linha de filhotes saudáveis também passou por uma reformulação de ingredientes, agora mais sustentável. Os alimentos possuem em sua composição óleo de alga, fonte 100% natural de Ômega 3, reduzindo a utilização do óleo de peixe e preservando a vida marinha.
Nutrientes x Ingredientes: a marca tem como objetivo substituir ingredientes de origem marinha por fontes alternativas que tenham um impacto menor na biodiversidade. Gatos e cães precisam de mais de 40 nutrientes essenciais em suas dietas. Um alimento para animais de estimação rotulado como “completo e balanceado” significa que a dieta atenderá a todas as necessidades nutricionais se a quantidade adequada de alimento e de água for consumida. Desta maneira, a alimentação ideal para esses pets está relacionada a nutrientes, e não a ingredientes, pois os animais de estimação precisam de nutrientes específicos para manter sua saúde em dia.
A empresa reforça seu compromisso com a sustentabilidade e se esforça para que seus projetos impactem positivamente o ecossistema. Para conhecer mais os projetos da Royal Canin® no campo da sustentabilidade, acesse o site: https://www.royalcanin.com/.