Empreender, em sua acepção mais genérica, é decidir plantar algo com a expectativa de colher os frutos dessa iniciativa.
Todo veterinário é um empreendedor, não só aqueles que têm seu próprio negócio, mas também os que trabalham em alguma entidade. Qualquer que seja o contexto, empreender é ter clareza sobre o que você está plantando com sua competência e sobre os frutos que pretende colher.
É a competência que sustenta o impulso do empreendedor e o leva a obter os resultados que espera. As competências variam muito; evoluem a partir da experiência e do conhecimento que acumulamos, mas também dependem muito de nosso talento e sabedoria.
A iniciativa do empreendedor é sustentada pela sua competência e por suas motivações, aquele conjunto de fatores formado por nossas necessidades, pela disposição de cumprir bem uma função, pela vontade de alcançar metas ou sonhos de vida. São essas motivações que dão impulso ao empreendedor.
Competência é o bom domínio das funções profissionais, e exige também uma série de habilidades intelectuais, emocionais e espirituais. E são estas habilidades que darão uma cor própria, um toque pessoal ao desempenho.
Existe, porém, um aspecto que é o mais decisivo para que um empreendedor seja eficaz e obtenha sucesso. Trata-se de escolher muito bem, desde o princípio, a direção, o sentido geral da sua iniciativa como empreendedor. A maioria das pessoas trabalha sem uma visão muito clara e consciente dessa direção geral, limitando-se a seguir em frente e cumprir as tarefas, resolver as situações conforme vão aparecendo, e ter como motivação apenas a estreita faixa de interesses pessoais mais imediatos – ganhar dinheiro, prestígio, sobrepor-se aos outros –, enfim, travar a batalha do dia a dia pela subsistência nos moldes convencionais.
Outros profissionais, porém, têm a sorte de ousar e de escolher horizontes mais amplos e positivos. É para eles que o sucesso costuma sorrir. Pode parecer paradoxal, mas o instrumento mais eficaz para o sucesso de um empreendedor é adotar como guia a disposição de servir. Este é o grande segredo: SERVIR. Portanto, ter uma compreensão precisa do que significa servir é a grande chave do sucesso.
A equação é relativamente simples e óbvia, mas depende de você escolher bem o tipo de energia que alimentará sua iniciativa. Uma energia e uma orientação muito restritas e presas ao ego perdem de longe para uma energia e uma orientação mais fluentes e amplas, com foco constante em servir ao próximo, à sociedade. Em suma, em vez de “tirar” do outro, vale muito mais a pena concentrar-se em “dar”. Paradoxalmente, quando pensamos sempre em servir, isso nos traz de volta muito mais coisas do que quando ficamos restritos a procurar a melhor maneira de obter algo dos outros.
Num contexto mais geral, portanto, o empreendedor pode ser conceituado como o profissional que utiliza todo o seu talento especial, seu conhecimento e sabedoria, e todas as suas competências e habilidades intelectuais, emocionais e espirituais para servir ao próximo, à sociedade, com uma energia caracterizada pela disposição de proporcionar felicidade e alegria.
Todas essas características são relevantes para o sucesso do empreendimento. As mais primordiais, porém, são cultivar seu talento especial e buscar a sabedoria em todas as situações do dia a dia, pois é isso que ao longo do tempo confere um diferencial, uma marca única a cada empreendedor. E quando isso é inserido e praticado no seu empreendimento, naturalmente cria um profundo sentimento de satisfação, alegria, realização e felicidade, gerando uma força enorme para viver o hoje e cultivar o amanhã.
Esta alegria de viver nos leva também a cultivar sentimentos positivos de gratidão, a perceber a importância do sorriso e da gentileza, o valor de saber fazer elogios, aprender a ter humildade e serenidade, saber perdoar e principalmente fazer tudo com AMOR, pois isso nos coloca em sintonia com a grande energia e força do universo – que também foi criado na vibração do AMOR. É esta a alquimia simples que transforma tudo numa bola de sucessos e resultados positivos.
Portanto, se você é empreendedor, lembre-se de que muitas das situações complexas que enfrentamos são mais bem resolvidas não quando aumentamos a intensidade do trabalho ou as horas de dedicação, mas fazendo justamente o oposto: parando um pouco e observando melhor o que estamos fazendo, reconhecendo quais são os sentimentos mais presentes em nós e o tipo de energia que prevalece e comanda nossas ações. A partir disso, podemos encontrar novos caminhos, em vez de insistir cegamente nos mesmos.
Uma boa síntese disso é expressa por uma frase muito sábia, um axioma fundamental que diz: “Quem acumula riqueza de sentimentos positivos sintonizados no amor, recebe em troca riquezas materiais”. Junto com essa regra de ouro virão saúde e harmonia na vida. Vale a pena refletir sobre isso com muito carinho.