Cuidados com os animais acima do peso
Especialista da Royal Canin alerta sobre importância da alimentação adequada para manter a saúde dos animais em dia
Gatos e cães que sofrem com excesso de peso têm maior probabilidade de desenvolver problemas cardiovasculares, diabetes, enfermidades ortopédicas, além de outras condições que afetam diretamente sua qualidade de vida.
O controle de peso como forma de prevenção da obesidade e também de sua manutenção são fundamentais para que o gato ou cão tenha uma vida saudável. “Manter o peso ideal do animal, além do acompanhamento do médico-veterinário, auxilia na prevenção de doenças, como problemas respiratórios e cardíacos, enfermidades osteoarticulares, dermatológicas, gastrointestinais, neoplasias, entre outros. Muitos tutores relatam que após a perda de peso, seu pet tornou-se mais ativo, alerta e disposto a fazer atividade física”, explica Priscila Rizelo, médica-veterinária e Coordenadora de Comunicação Científica da Royal Canin Brasil.
Pets castrados e os que estão em fase de envelhecimento são particularmente mais predispostos ao ganho excessivo de peso, devido a mudanças fisiológicas e a necessidade energética. Por isso, a alimentação durante o primeiro ano de vida desempenha um papel crucial na determinação da condição corporal durante a fase adulta dos pets.
O alimento correto indicado pelo profissional possui um papel importante no controle do peso. O tipo de alimento, a quantidade, o número de refeições e o costume de oferecer petiscos contribuem diretamente para a obesidade. “Adaptações na dieta, a partir de um alimento rico em proteínas e fibras, ajudam a minimizar a sensação de fome, trazendo maior saciedade ao animal”, complementa Priscila.
A Royal Canin®, marca que oferece saúde através da nutrição para gatos e cães, parte do Grupo Mars Inc., foi fundada pelo médico-veterinário Jean Cathary, em 1968. Ao longo dos anos, ultrapassou os limites da nutrição e do conhecimento, sempre pautada em ciência e observação, para o desenvolvimento de dietas que atendam as necessidades individuais de cada pet, conforme sua idade, raça, porte, estilo de vida ou sensibilidade específica. Operando em 120 mercados, conta com mais de 8.000 associados ao redor do mundo, dentre eles 500 médicos-veterinários e nutricionistas. Administra 16 fábricas e 2 pet centers, incluindo 1 centro de inovação e 7 laboratórios da rede Mars. No Brasil desde 1990, sua fábrica está instalada em Descalvado, interior de São Paulo, e disponibiliza quase 200 diferentes alimentos disponíveis em canais especializados, em mais de 15 mil pontos de vendas no país. A Royal Canin® se preocupa em gerar valor não somente para os pets, mas também para as pessoas e o planeta, promovendo um ecossistema mútuo e garantindo um futuro viável para as próximas gerações. Para saber mais visite: www.royalcanin.com/br
A Royal Canin® entende a importância do controle de peso para a saúde dos pets e, como parte de seu compromisso em oferecer Saúde Através da Nutrição, desenvolveu a linha Satiety, alimentos coadjuvantes no controle de peso de gatos e cães. Esses alimentos contam com maior teor de proteínas e de fibras e baixa densidade energética para garantir mais saciedade e auxiliar os pets a alcançarem o peso ideal de forma saudável e eficaz, a partir de uma nutrição equilibrada.
Para conhecer mais sobre os alimentos da Linha Veterinária da Royal Canin®, acesse o site: https://www.royalcanin.com/br.