2025 será um ano de comemorações, mas os preparativos começam agora!

Menu

Clinica Veterinária

Início Clínica veterinária Curso de Formação de Oficiais de Controle Animal
IMVC

Curso de Formação de Oficiais de Controle Animal

Curso Foca

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

30 de set de 2019


Quais as demandas e desafios para atuação na medicina veterinária do coletivo?

Quais estratégias são efetivas para o manejo de cães e gatos abandonados?

Como humanizar os serviços de controle de zoonoses que envolvam os animais de estimação?

 

A medicina veterinária do coletivo (MVC) é uma nova área da medicina veterinária que interage com a saúde coletiva, a medicina de abrigos e a medicina veterinária legal.

O manejo populacional humanitário e sustentável de cães e gatos (MPCG) em áreas urbanas é um dos grandes desafios da MVC, sendo um problema para saúde coletiva e medicina de abrigos, com consequências também legais.

A medicina de abrigos engloba toda a política interna desses locais, incluindo protocolos para a admissão de animais, programas preventivos, ressocialização e educação (adestramento) para que os animais sejam  reintroduzidos na sociedade sem representarem riscos.

O Curso de Formação de Oficiais de Controle Animal (Curso Foca) foi criado pelo Instituto Técnico de Educação e Controle Animal em 2004 e já capacitou 3.500 profissionais da América Latina e Portugal.

O curso é voltado para todos os profissionais que trabalham, direta ou indiretamente, com o controle ou manejo animal: médicos-veterinários, biólogos, zootecnistas, psicólogos, assistentes sociais, entre outros; gestores, funcionários administrativos, educadores, agentes de saúde (zoonoses e de endemias), funcionários que realizam o manejo de cães e gatos, atuando no recolhimento (captura) e nas atividades de manutenção em canis ou gatis; protetores de animais, entre outros.

Devido às crescentes demandas legais de diversas cidades e estados brasileiros quanto à proibição da eliminação de animais sadios para fins de controle populacional, além das demandas sociais e técnicas para a medicina de abrigos, e das demandas de saúde coletiva para a inclusão do médico-veterinário na Estratégia da Saúde da Família, o Curso Foca foi renovado e incluiu, a partir de 2016, o Curso de Medicina Veterinária do Coletivo.

O Curso está estruturado em quatro eixos principais: saúde coletiva e medicina populacional; etologia e manejo populacional; bioética e medicina veterinária legal, e oficial de controle animal. 

 

9 a 12 de dezembro de 2019 – Curitiba, PR

Auditório da Administração Regional CIC

Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2460, Cidade Industrial de Curitiba