Quais as demandas e desafios para atuação na medicina veterinária do coletivo?
Quais estratégias são efetivas para o manejo de cães e gatos abandonados?
Como humanizar os serviços de controle de zoonoses que envolvam os animais de estimação?
A medicina veterinária do coletivo (MVC) é uma nova área da medicina veterinária que interage com a saúde coletiva, a medicina de abrigos e a medicina veterinária legal.
O manejo populacional humanitário e sustentável de cães e gatos (MPCG) em áreas urbanas é um dos grandes desafios da MVC, sendo um problema para saúde coletiva e medicina de abrigos, com consequências também legais.
A medicina de abrigos engloba toda a política interna desses locais, incluindo protocolos para a admissão de animais, programas preventivos, ressocialização e educação (adestramento) para que os animais sejam reintroduzidos na sociedade sem representarem riscos.
O Curso de Formação de Oficiais de Controle Animal (Curso Foca) foi criado pelo Instituto Técnico de Educação e Controle Animal em 2004 e já capacitou 3.500 profissionais da América Latina e Portugal.
O curso é voltado para todos os profissionais que trabalham, direta ou indiretamente, com o controle ou manejo animal: médicos-veterinários, biólogos, zootecnistas, psicólogos, assistentes sociais, entre outros; gestores, funcionários administrativos, educadores, agentes de saúde (zoonoses e de endemias), funcionários que realizam o manejo de cães e gatos, atuando no recolhimento (captura) e nas atividades de manutenção em canis ou gatis; protetores de animais, entre outros.
Devido às crescentes demandas legais de diversas cidades e estados brasileiros quanto à proibição da eliminação de animais sadios para fins de controle populacional, além das demandas sociais e técnicas para a medicina de abrigos, e das demandas de saúde coletiva para a inclusão do médico-veterinário na Estratégia da Saúde da Família, o Curso Foca foi renovado e incluiu, a partir de 2016, o Curso de Medicina Veterinária do Coletivo.
O Curso está estruturado em quatro eixos principais: saúde coletiva e medicina populacional; etologia e manejo populacional; bioética e medicina veterinária legal, e oficial de controle animal.
9 a 12 de dezembro de 2019 – Curitiba, PR
Auditório da Administração Regional CIC
Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2460, Cidade Industrial de Curitiba