A alergia ao látex é um problema muito comum nos dias de hoje em todo o mundo. Grande parte da população desenvolve alergias, principalmente aquelas que estão constantemente em contato com o látex durante procedimentos que realizam no dia a dia. Mesmo o látex sendo um produto natural, ele é grande causador de alergias, e precisamos ficar atentos aos sintomas, tais como: coceiras, ressecamento da pele, vermelhidão, e até mesmo quadros de espirros e coceiras no nariz.
O látex é uma borracha natural extraída da seiva da seringueira, e no seu processo de fabricação, diversas substâncias químicas como amônia, tiocarbonetos e antioxidantes, entre outros, entram no processo. Os alérgenos provenientes da proteína do látex, prendem-se no pó de luvas que trazem pó ou talco em seu interior, ocorrendo aumento ainda maior dos processos alérgicos.
Como não há cura para a alergia ao látex e quando houver o contato com o material alérgeno, deve-se lavar as mãos com sabonete degermante e enxaguar com água corrente.
Em casos de ressecamento da pele, recomenda-se o uso de hidratantes como o Cetaphil, que ajuda a recuperar a resistência da pele pelas lesões causadas pelo ressecamento.
Recomenda-se a utilização de luvas de materiais sintéticos, específicas para pessoas que possuem alergia ao látex, que precisam utilizar esse equipamento de proteção individual, tais como:
- Luva de vinil, produzida em resina vinílica, ou seja, em material sintético, são mais resistentes que as luvas descartáveis de látex;
- Luva nitrílica, conhecida como luva hipoalergênica, de borracha sintética, são consideradas resistentes a pequenos cortes e apresentam maior durabilidade.
A Ferraz é uma empresa especializada em artigos para biossegurança, cuja missão é trazer produtos que protejam e facilitem a vida do profissional, do paciente e de toda equipe clínica.
Por meio desse conhecimento técnico é possível ajudar clientes a escolher os melhores produtos.
As luvas nitrílicas são mais preferidas por agentes de saúde, enquanto as luvas vinílicas, por serem mais grossas e rasgarem com mais facilidade, não permitem sensibilidade ao tato tão eficiente quanto as vinílicas, sendo mais utilizadas no setor alimentício do que na área da saúde.
Referências
EPI à Base de Látex Pode Causar Alergia? Dimensional. 2021. Disponível em: https://blog.dimensional.com.br/epi-a-base-de-latex-pode-causar-alergia/. Acesso em 14 agosto 2023.
Alegria ao Látex: Um Guia de Prevenção. Pró Saúde. Disponível em: https://clinprosaude.com.br/alergia-ao-latex-um-guia-de-prevencao/. Acesso em 14 agosto 2023.
Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Luvas de Procedimento. Super EPI. 2012. Disponível em: https://canalsuperepi.com.br/luvas-de-procedimento-vinil-latex-nitrilica-procedimento-artigo/. Acesso em 14 agosto 2023