A Aiuká participou de um simulado realizado em Angola, na África. A participação na equipe de avaliação para resposta à fauna ocorreu no âmbito do Global Oiled Wildlife Response System (GOWRS), rede internacional da qual faz parte. O exercício foi realizado em maio e a Aiuká foi representada pela oceanóloga Viviane Barquete, PhD, Coordenadora de Projetos da empresa.
Ela e Claude Velter, da Wildlife Rescue Centre Ostende (WRCO), outra instituição integrante do GOWRS, fizeram trabalho de campo para avaliar a necessidade de mobilização a fim de reabilitar animais em uma eventual emergência. Dessa atividade, fizeram parte a identificação de potencial fauna em risco após um acidente, a classificação de áreas sensíveis e prioritárias para proteção e a identificação de instalação de oportunidade, caso a resposta se faça necessária.
Outros profissionais da Southern African Foundation for the Conservation of Coastal Birds (SANCCOB), WRCO, Sea Alarm Foundation e Oil Spill Response Limited (OSRL) também fizeram parte da equipe.
O GOWRS congrega instituições de diferentes países com o objetivo de melhorar o planejamento e resposta envolvendo fauna oleada. A médica veterinária Valeria Ruoppolo, diretora da Aiuká, é vice-chair da rede, que é formada por Focus Wildlife, International Bird Rescue, Oiled Wildlife Care Network/UC Davis, Pro Bird, Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA), SANCCOB, Tri State Bird Rescue & Research, WRCO e Wildlbase/Massey University.
Fonte: Aiuká