Por que fornecer um alimento úmido coadjuvante para o manejo das urolitíases?
A ingestão hídrica involuntária desfavorece a agregação de cristais formadores de cálculos
A urolitíase é uma afecção multifatorial que se inicia com a formação, agregação e precipitação de cristais constituídos por minerais, sendo uma das causas mais comuns de doença do trato urinário inferior de felinos. A formação desses cálculos, por sua vez, está diretamente relacionada a maior densidade e saturação urinárias.
Nesse contexto, a supersaturação relativa (SSR) da urina é uma metodologia fundamental, que auxilia na predição do potencial da urina para dissolver ou formar cristais. De acordo com a SSR, a urina pode ser classificada em três zonas: subsaturada, metastática e supersaturada. A urina subsaturada é uma solução estável e caracteriza-se por apresentar menor concentração de soluto que a sua solubilidade. Devido a essa característica, não ocorrem formação ou crescimento dos cálculos, e a dissolução de cristais solúveis é favorecida. Na zona metastática, a concentração de soluto é maior que sua solubilidade, e por isso não há solubilização dos cristais e pode ocorrer formação heterogênea de urólitos. Na zona supersaturada, os sais estão em excesso e são insolúveis, podendo ocorrer formação homogênea e espontânea de cálculos.
Portanto, as estratégias dietéticas visam atingir o estado de subsaturação da urina, que pode ser alcançado por meio de três fatores principais: redução da quantidade de precursores de urólitos na dieta, diminuição da concentração de minerais (mediante aumento do volume urinário) e modificações do pH urinário. Além das estratégias citadas acima, a maior ingestão de água está relacionada à menor concentração de solutos, sendo medida profilática importante para as doenças do trato urinário inferior dos felinos. Ademais, o aumento do volume urinário pode ampliar a frequência de micções, que leva à diminuição da cristalização.
Um estudo realizado em parceria entre a Adimax e a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV/Unesp) utilizando as versões seca e úmida do alimento Fórmula Natural Vet Care Urinária demonstrou que, embora os dois alimentos (seco e úmido) tenham sido eficazes em manter a supersaturação urinária na zona subsaturada tanto para oxalato de cálcio quanto para estruvita (SSR < 1), a ingestão exclusiva de alimento úmido foi capaz de reduzir ainda mais a densidade urinária (1,020), a SSR para estruvita (0,02) e o oxalato de cálcio (0,2) quando comparada com a utilização apenas do alimento seco (respectivamente 1,050; 0,1; 0,58).
Fórmula Natural Vet Care Urinária – úmido oferece controle dos minerais precursores de cristalização e do pH urinário, evitando assim a supersaturação urinária para oxalato de cálcio e estruvita, além de promover uma baixa SSR, pelo seu alto teor de água, que favorece a ingestão hídrica involuntária e desfavorece a agregação de cristais formadores de cálculos. Portanto, a prescrição do alimento úmido coadjuvante é a de eleição nesses casos.
A linha Fórmula Natural Vet Care foi desenvolvida por médicos-veterinários de acordo com os conceitos mais avançados da nutrição para cães e gatos enfermos que necessitam de dietas especiais. Formulados com alta tecnologia e ingredientes especiais, os alimentos Fórmula Natural Vet Care não contêm conservantes artificiais e são livres de ingredientes transgênicos. As versões de alimentos úmidos de Fórmula Natura Vet Care colaboram ainda para estimular o apetite e possibilitam ao tutor variar a alimentação sem comprometer o tratamento.
Adimax
https://vetcare.formulanatural.com.br/