Capacitação para atuação em desastres envolvendo animais
Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad)
O Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad), uma força-tarefa composta por profissionais de diferentes áreas de atuação, como médicos-veterinários, biólogos, brigadistas e bombeiros civis, entre outros, realizou no mês de junho uma capacitação para profissionais de diversas áreas, como medicina veterinária, biologia, oceanografia, zootecnia, engenharia ambiental e apicultura, com foco na atuação em desastres nos quais animais tenham sido atingidos.
A capacitação de profissionais é, de forma geral, uma ferramenta imprescindível, sem a qual a qualidade de qualquer atividade humana pode sofrer com equívocos e ausência de eficiência e autonomia. De forma geral, ela é obtida por meio de treinamentos nos quais conteúdos teóricos e práticos relativos ao tema são apresentados para auxiliar os profissionais a desenvolver suas habilidades, avaliar suas competências técnicas e testar sua capacidade de planejamento e de ação para que alcancem bons resultados.
Um grande número de interessados previamente inscritos foram triados, dentre os quais 10 profissionais foram escolhidos para realizar a capacitação e, se aptos, ser incorporados ao grupo voluntário de resgatistas.
A capacitação foi realizada na cidade de Conselheiro Lafaiete, MG, contando com o apoio de diferentes parceiros locais. A parceria formada pela base do Tiro de Guerra, extensão do Exército Brasileiro, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e a Prefeitura Municipal contribuiu muito para que esse trabalho fosse bem sucedido. Durante três dias, os participantes permaneceram alojados juntos como parte do curso, em que a imersão nas atividades diuturnas, a convivência, a divisão de tarefas e a alimentação foram discutidas e realizadas por eles, além do treinamento tradicional teórico e prático.
Foram abordados conteúdos teóricos e práticos envolvendo todos os aspectos necessários em um cenário de diversos tipos de desastres, desde a atuação multidisciplinar, o sistema de comando de incidentes, a logística e os planejamentos, até a destinação adequada dos animais resgatados.
A prática foi realizada em cenários simulados de riscos de inundações, deslizamentos de encostas e incêndios florestais, tendo como vítimas animais domésticos, de fazenda e silvestres. A capacitação contou com a estrutura de posto de comando, materiais e equipamentos para os resgates, EPIs, veículos, hospital veterinário de campanha e bases de apoio, e também com o uso de manequins de animais e de pessoas nas simulações em campo para o planejamento, a tomada de decisões e o resgate em si.
O Grad é uma força-tarefa ligada ao Fórum Animal. Trata-se de um grupo de voluntários com profissionais de diferentes formações e diversos campos de atuação, de vários estados brasileiros, que busca cada vez mais ampliar os conhecimentos sobre a medicina veterinária de desastres e todas as áreas envolvidas, que vão muito além do trabalho ligado diretamente aos animais.
Os desafios enfrentados incluem, além da capacitação técnica, a capacitação comportamental e a importância de manter o equilíbrio para que se tomem as melhores decisões, mesmo sob pressão, evitando riscos desnecessários para si e para a equipe e assegurando o sucesso da missão. Novas oportunidades deverão surgir no futuro, mas é importante ressaltar que os participantes do grupo original, a cada oportunidade, também adquirem novos conhecimentos e habilidades.
Depoimento de dois participantes
“Participar do curso de capacitação do Grad foi uma das experiências mais intensas que já vivenciei. Todas as minhas expectativas foram superadas pelo fato de irem muito além do ato de resgatar um animal. Há planejamentos, logística e dedicação extrema para que o objetivo seja alcançado com sucesso e para que todos os envolvidos mantenham a integridade física e psicológica, de modo que os trabalhos possam ser executados. Antes do curso, as ações me pareciam simples, mas a vontade de ajudar por si só não basta. É preciso preparação, direcionamento e inteligência emocional para evitar erros que podem ser fatais. Além disso, existe uma necessidade extrema de me manter sempre preparado. Para isso, tenho que estudar e buscar novos conhecimentos para lapidar as técnicas passadas no curso. Afinal, um desastre pode acontecer a qualquer momento. Só tenho agradecimentos a fazer ao Grad. Essa semente plantada por esta ‘família’ vem se desenvolvendo e ficando cada vez mais forte, e a zona de conforto do meu dia a dia está cada vez mais distante. Consigo perceber um crescimento e um desenvolvimento pessoal que se fortaleceu com essa experiência. Tenho muito orgulho de fazer parte do Grad Brasil.” (Wellington, médico-veterinário)
“Frequentar o curso extrapolou minhas expectativas. Foi como frequentar uma faculdade, com tantos novos conhecimentos. Aprendemos noções de primeiros socorros, fizemos simulações de resgate e de convívio em equipe, tudo sempre com o foco no respeito à vida. Me sinto um veterinário-bombeiro. Agradeço demais a oportunidade de ser um integrante dessa família que é o Grad!” (Daniel, médico-veterinário)
Grad Brasil
https://www.gradbrasil.org.br/