2025 será um ano de comemorações, mas os preparativos começam agora!

Menu

Clinica Veterinária

Início Clínica veterinária Mudança em dinâmicas familiares impulsiona mercado de nutrição animal
MBA USP/FMVZ

Mudança em dinâmicas familiares impulsiona mercado de nutrição animal

Expansão da indústria de pet food torna o setor favorável aos que desejam empreender

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

1 de jun de 2023

Divulgação MBA USP FMVZ Divulgação MBA USP FMVZ

O processo de reconstrução de lares nos últimos anos impulsionou o mercado de alimentos para animais de estimação, segundo especialista. O mercado pet arrecadou R$ 41,96 bilhões em 2022, com 80% do faturamento correspondente à indústria de pet food, de acordo com dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação). A expansão dessa indústria traz boas perspectivas para quem deseja investir ou ingressar no setor em 2023.

De acordo com Thiago Vendramini, professor do curso de MBA em Mercado PET da Faculdade de Medicina Veterinária da USP (FMVZ), o relacionamento com os animais de estimação foi um importante fator para a expansão do segmento de pet food nos últimos anos. Segundo o professor, dados do IBGE apontam que hoje há mais lares com animais domésticos do que lares com filhos.

Além do processo de formação desse novo “núcleo familiar”, Thiago destaca também a relação dos tutores com seus animais de estimação, hoje tratados como filhos. “Há maneiras de demonstrar carinho ao seu animal. Fazer atividades físicas, brincar, interagir, mas também alimentar. É como algo que nossas avós faziam conosco, dar comida, então damos aquilo que o animal gosta de comer”, explica o professor.­

 

Nutrição Pet, um mercado indispensável

Thiago relata que o mercado pet, no geral, está em alta e os setores passam por um momento de aquecimento, todavia, o segmento de nutrição se destaca por suas particularidades. “Vacina você aplica uma vez por ano. Vermífugo, a cada seis meses. Um brinquedo, ocasionalmente. Mas alimentação é uma necessidade diária. Por exemplo, mesmo num momento de crise econômica, em que haja a necessidade de cortar algumas coisas, existe a necessidade de uma alimentação diária e recorrente” contextualiza.

­

Necessidades criaram nichos e abriram oportunidades

Assim como o segmento de alimentação humana passou por um processo de diversificação, o mesmo acontece com o setor de nutrição pet. Hoje, surgem novas tendências de acordo com a necessidade do animal, como a dieta vegana/vegetariana, nutrição sem grãos por conta dos agrotóxicos, alimentação baseada em insumos crus.

O próprio ciclo de vida do pet gera a necessidade de atenção especial em relação à alimentação. O melhor cuidado com animal acarretou num aumento da longevidade dos animais, uma vez que o envelhecimento contribui com o surgimento de doenças crônicas como cardiopatias, problemas renais, oncológicos, assim como a redução da imunidade. “O envelhecimento leva a um déficit imunológico, uma resposta a estressores reduzidos. E a nutrição pode ajudar nisso, por exemplo, podemos incluir nutraceuticos como betaglucano na dieta do pet”, conta Thiago.

­

Mercado em crescimento, mas exige demandas

Quem deseja ingressar no segmento de nutrição pet e se destacar, precisa estar atento a duas questões, uma técnica e outra operacional. Segundo o professor, com o aquecimento de nutrição animal, muitas pessoas que não possuíam conhecimento técnico começaram a montar negócios, o que gerou certos riscos, pois existe a necessidade de uma expertise nutricional. O mercado pet tem exigido profissionais cada vez mais capacitados, como no caso do de pet food. O próprio Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) reconheceu em 2022 a nutrição e a nutrologia como uma especialidade dentro da área.

Outra questão é operacional, é necessário ter o conhecimento administrativo da compra de insumos, domínio da logística de transporte, questões documentais e tributárias, conhecimento de tendências no mercado e gestão de pessoas como a própria contratação de um especialista em nutrição pet que irá orientar e assinar os laudos.

Esse processo de capacitação pode ser adquirido cursando um MBA. Quem deseja se especializar no assunto, uma opção são os cursos de pós-graduação, como o MBA em Mercado Pet USP/FMVZ, que traz entre suas disciplinas tendências e novas tecnologias na produção de pet food e aborda temas como produção de alimentos úmidos para cães e gatos e alimentos não convencionais (caseiras, BARF, veganas e grain free). Mais informações sobre o curso podem ser obtidas acessando www.mbauspfmvz.com.