Congresso CBNA Pet
Incentivo à pesquisa científica realizado pelo Colégio Brasileiro de Nutrição Animal
Após dois anos sem realizar seus vários eventos de forma presencial por conta da pandemia de Covid-19, o Colégio Brasileiro de Nutrição Animal realizou o Congresso CBNA Pet em Campinas, SP, entre os dias 11 e 12 de maio.
O grande público presente (quase 400 participantes) demonstra a importância do CBNA para os profissionais do setor.
O evento proporcionou a atualização técnica dos participantes e a alegria do reencontro de amigos e colegas.
O congresso foi realizado no formato híbrido, presencialmente na Expo D. Pedro e virtualmente pela plataforma QAP Eventos. Desenvolvida para esse fim, a plataforma permitu que o CBNA cumprisse seu papel de atualizar e discutir temas importantes na área de produção animal nos últimos dois anos.
“A organização de eventos online deixou aprendizados e uma herança positiva. Por exemplo, tivemos dois palestrantes que apresentaram seus temas de forma online e ao vivo conversaram com o público presente”, comentou o prof. Aulus C. Carciofi da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV/Unesp-Jaboticabal), coordenador do Comitê Pet do CBNA.
“Discutimos a questão dos transgênicos e jogamos uma nova luz sobre essa polêmica, que é mais filosófica do que científica. A ciência já aprovou e garantiu as vantagens dos transgênicos”, destacou o prof. Aulus.
Todos os trabalhos aceitos pelo Comitê Científico serão publicados nos anais, e houve apresentação oral dos três trabalhos mais bem avaliados. O trabalhos científicos apresentados no evento foram premiados no último dia de palestras, sendo que os três projetos finalistas foram liderados por mulheres. O primeiro colocado foi contemplado com o Prêmio WALTHAM™ de Pesquisa de 2022. O Prêmio Waltham de Pesquisa destina-se a incentivar a pesquisa em nutrição de animais de companhia e a estimular a carreira de jovens pesquisadores.
A vencedora do primeiro lugar foi Renata Bacila Morais dos Santos, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o trabalho intitulado “Perfil da microbiota intestinal de cães alimentados com um blend de óleos essenciais de copaíba, castanha-de-caju e pimenteiras após desafio cirúrgico”.
“Essa conquista não foi só minha, mas de todo o meu grupo de estudos. Estou orgulhosa e feliz por poder contar com ela em minha carreira. Também estou empolgada com a possibilidade de conhecer o Centro de Nutrição e Bem-estar Animal WALTHAM, seus protocolos e processos e poder aplicar isso ao meu desenvolvimento profissional”, celebrou Renata ao final da premiação.
A vencedora contou que o estudo teve início em abril de 2021 e que colheu os resultados em janeiro último.
Durante dois dias, o CBNA reuniu renomados especialistas do Brasil e do mundo para apresentar e discutir o que há de mais recente na nutrição de animais de estimação, com uma programação voltada às tendências que atenderão às necessidades de nutricionistas, técnicos e médicos-veterinários dos diversos setores da indústria de pet food.
A premiação é oferecida pelo Centro de Nutrição e Bem-estar Animal WALTHAM™, em parceria com a Mars Petcare, no valor de US 3.500,00 (três mil e quinhentos dólares americanos), e o ganhador a recebe com o compromisso de custear sua viagem e inscrição ao Congresso Anual da European Society of Veterinary & Comparative Nutrition (ESVCN) e ao Centro WALTHAM™, localizado na Inglaterra.
O WALTHAM™ é um dos principais centros de pesquisa em bem-estar e nutrição animal do mundo e pertence à multinacional Mars, da qual a marca Royal Canin® também faz parte. Ao longo dos últimos anos, o Centro WALTHAM™ também se dedica a pesquisas que comprovam os incríveis benefícios da relação entre seres humanos e animais.
O CBNA teve o patrocínio e a colaboração das empresas: Alltech, APC, Cinergis, DSM, Ferraz Máquinas, Hill’s, Kemin, ICC Brazil, Pancosma Brasil, PremieRpet, Purina Institute, Royal Canin, Special Dog Company, Symrise, Trouw Nutrition, Waltham e YesSinergy.
As três premiações foram para:
1º lugar: Renata Bacila Morais dos Santos (UFPR) – Prêmio Waltham
Título: “Perfil da microbiota intestinal de cães alimentados com um blend de óleos essenciais de copaíba, castanha-de-caju e pimenteiras após desafio cirúrgico”
2º lugar: Stephanie Theodoro (FCAV)
Título: “Efeitos imunes e inflamatórios de dietas para cães com B-glucanos extraídos de leveduras ou de algas marinhas”
3º lugar: Eloise Ramos (FCAV)
Título: “Concentração sérica de citocinas e parâmetros antioxidativos de gatos alimentados com proteína hidrolisada de frango”