Vantagens da utilização de aventais e kits cirúrgicos descartáveis na área da saúde
Aventais, campos e kits cirúrgicos estéreis são itens indispensáveis em todos os processos operatórios e de atendimento clínico, sendo utilizados como barreiras contra a penetração e a contaminação por agentes infecciosos.
Os tecidos não tecidos (TNT), como são chamadas essas matérias-primas, foram evoluindo, e hoje o melhor material utilizado recebe o nome de S-Spounbound M-Meltblow (SMMS), com eficiência de filtragem bacteriana (BFE) de 91,6%. Essa gama de qualidade de tecidos oferece a opção para o profissional escolher o melhor equipamento de proteção individual (EPI) indicado para suas diversas atuações.
Em procedimentos simples, o uso de um avental em TNT é o suficiente, mas em casos de procedimentos mais complexos, com maior risco de contaminações, a linha do SMMS é a mais indicada. Para bancadas, existe a opção de campos de mesa em TNT impermeável, um lado dos quais é TNT, e o outro, uma película plástica 100% impermeável, que evita contaminações cruzadas entre a mesa e os instrumentos estéreis.
Infelizmente, não são todas as clínicas e hospitais que utilizam os EPIs descartáveis, mas a tendência é que isso venha a ocorrer em breve, devido à maior segurança que esses produtos oferecem e aos preços mais acessíveis. Várias pesquisas apontam ser mais barato e seguro usar EPIS descartáveis do que reprocessar os materiais em tecidos de algodão.
O reprocesso de produtos de algodão exige mão de obra especializada para a manipulação de campos e aventais altamente contaminados, lavanderia hospitalar, rastreabilidade (saber quantas vezes esses produtos foram reutilizados – dado esse muito difícil de controlar). Muitas vezes os produtos de algodão são esterilizados em autoclaves que garantem tempo curto de validade.
Os kits cirúrgicos estéreis, campos e aventais descartáveis são esterilizados com óxido de etileno, e o tempo de validade do processo de esterilização é de 2 anos, se forem mantidos em lugares secos e ventilados.
Benefícios do uso de EPIs descartáveis
• Garantia do processo de esterilização. Segurança para o cliente e para o profissional, e atendimento às normas da vigilância sanitária vigentes;
• tempo de validade do processo de esterilização por óxido de etileno de 2 anos, evitando reprocessamento de pacotes esterilizados na autoclave;
• campo operatório impermeável, que evita contaminação entre a mesa cirúrgica e materiais estéreis;
• avental SMMS, que oferece conforto térmico, biossegurança e eficiência de filtragem bacteriana de 91,6%;
• descarte em local correto para lixo hospitalar. Segurança para toda a equipe do centro cirúrgico que manipula esses produtos após as cirurgias;
• os tecidos de algodão não são barreiras confiáveis e perdem mais a eficácia após inúmeras lavagens;
• organização, apresentação e segurança para toda a clínica/hospital.
Há 25 anos a Ferraz produz e distribui em todo o Brasil EPIs para os profissionais mais exigentes do mercado. Certificada pela Anvisa, fornece laudos de esterilização a cada lote produzido.
Ferraz